Movimento Vizela Sempre responde à Coligação Mais Vizela sobre complexo desportivo


MONUMENTO AO POPULISMO- PROJETO DO COMPLEXO DESPORTIVO DA COLIGAÇÃO MAIS VIZELA É TÉCNICA E FISICAMENTE INVIÁVEL

COMUNICADO - Coligação Mais Vizela apresentou recentemente uma proposta para a construção de um complexo desportivo multifuncional que incluiria um campo de relva natural com pista de atletismo, um conjunto de piscinas, quatro courts de ténis, um parque de estacionamento com 100 lugares e um edifício de apoio (balneários, receção, serviços). Tudo isto planeado para ser construído num terreno com apenas 15.564 metros quadrados.Este projeto, embora ambicioso, revela-se inviável do ponto de vista técnico e físico, não respeitando os requisitos mínimos de espaço para garantir funcionalidade, segurança e conforto. Estamos perante uma proposta desalinhada com a realidade. Estamos perante uma incompatibilidade total com o espaço disponível, pois apenas o campo de futebol com pista de atletismo exige entre 13.000 e 15.000 m² de área, considerando as dimensões oficiais do campo (cerca de 105m x 68m), a largura mínima da pista de atletismo (6 a 8 pistas, com 400 metros de perímetro) e as áreas de segurança, circulação e zona técnica. Tudo isto somando àsrestantes infraestruturas, temos:• Um campo + pista de atletismo - 13.000–15.000 m²• Piscinas + zonas envolventes - 1.500–2.000 m²• 4 courts de ténis - 2.000 m²• Estacionamento (100 veículos) - 2.500 m²• Edifício de apoio e zonas técnicas - 500–800 m²Assim, o total estimado necessário são entre 20.000 a 22.000 m², sendo a área disponível de apenas 15.564 m². Conclusão: o projeto ultrapassa em muito a área disponível.Cumpre ainda acrescentar que o projeto apresentado pela coligação Mais Vizela ultrapassa em termos de implantação os limites do terreno propriedade da Câmara Municipal, invadindo indevidamente os terrenos dos privados com os quais confina. Para além desse facto constata-se que o projeto se encontra implantado em zona sem capacidadeconstrutiva em termos do PDM em vigor e, como se tal não bastasse, recai sobre uma zona de infiltração máxima e também sobre a Ribeira de Sá.

Para além das condicionantes e incongruências apresentadas pelo projeto em apreço, referir também que, atenta a implantação do projeto, a morfologia do terreno naquele constitui também um sério entrave à sua execução, nos moldes apresentados. Este é um projeto irrealista e politicamente perigoso, sendo que esta proposta levanta sérias preocupações: como se justifica a apresentação pública de um projeto que não cabe no terreno anunciado? Pretende-se executar um plano reduzido, ou comprometer a qualidade e segurança das infraestruturas?A população de Vizela merece respostas concretas, não apenas promessas grandiosas sem fundamento prático.

A intenção de promover o desporto é louvável, mas não pode ser feita à custa do bom senso, da engenharia e da verdade. O projeto, como está, não respeita os limites físicos do espaço disponível, e configura-se como uma proposta irresponsável, tecnicamente falhada e politicamente enganadora.Este não é mais do que um “Monumento ao Populismo”. Vizela precisa de soluções reais – não de anúnciospopulistas que ignoram a realidade do território, apenas com o objetivo claro de obter votos com falsas promessas a dois dias das eleições autárquicas.

Vizela, 10 de outubro de 2025.

MOVIMENTO VIZELA SEMPRE – INDEPENDENTES VICTOR HUGO SALGADO > 2025

Partilhar