Em COMUNICADO À IMPRENSA enviado à nossa Redação a empresa Tearfil de Moreira de Cónegos esclarece que "avança com nova fase de reestruturação para garantir sustentabilidade e reforço competitivoMoreira de Cónegos, 09 de outubro de 2025A Tearfil – Indústria Têxtil, S.A. informa que, nas próximas semanas, dará início a uma nova fase do processo de reestruturação iniciado em 2022, com a integração da unidade industrial SMBM/Fifitex.
Este processo, cuidadosamente planeado para garantir a sustentabilidade e a competitividade da empresa a médio e longo prazo, contempla um despedimento coletivo que abrangerá 30 colaboradores.
Esta não é uma decisão tomada de ânimo leve. É, contudo, um ato de responsabilidade e visão de futuro, imprescindível para garantir a continuidade do nosso projeto industrial e o reforço da posição da Tearfil como um dos principais players no setor da fiação em Portugal e no mercado europeu. Para a Tearfil, e por extensão para a indústria têxtil portuguesa, este é o caminho para nos tornarmos mais fortes, mais ágeis e mais competitivos no palco mundial. Estamos a construir uma Tearfil mais robusta, sustentável e preparada para liderar a próxima geração da fiação.A reorganização em curso representa uma evolução natural na sequência da fusão entre estruturas e processos iniciada em 2022. O novo desenho do layout industrial, atualmente em implementação, tem como objetivo otimizar as operações ao consolidar recursos, aumentar a eficiência produtiva e reduzir os custos operacionais, assegurando a agilidade e a resiliência exigidas pela atual conjuntura do setor têxtil.
Este processo está a ser conduzido com total responsabilidade social e em estreita articulação com o sindicato têxtil da região, garantindo que todos os direitos legais dos trabalhadores abrangidos sejam integralmente respeitados e salvaguardados.
O compromisso com os nossos colaboradores mantém-se inabalável – acompanhando com dignidade e apoio todos os que serão impactados por esta mudança.A Tearfil continua a acreditar no valor da indústria têxtil portuguesa, e este passo visa precisamente fortalecer a nossa capacidade de inovação, investimento e crescimento futuro.
Acreditamos que, com esta reestruturação, estaremos mais bem preparados para responder aos desafios globais e para continuar a contribuir ativamente para a revitalização do setor em Portugal, com soluções sustentáveis, eficientes e tecnologicamente avançadas.Foi com o contributo de todos os que fazem parte da história da Tearfil que construímos um percurso sólido e significativo. Reafirmamos a nossa dedicação aos parceiros de negócio que têm caminhado connosco, valorizando profundamente as relações de confiança e proximidade desenvolvidas ao longo dos anos. Continuaremos a apostar numa cooperação sólida, transparente e duradoura. É com esse mesmo espírito de responsabilidade e compromisso que damos este passo.
Belém Machado
CEO da Tearfil – Indústria Têxtil, S.A.
Moreira de Cónegos
