O Presidente da Câmara Municipal de Guimarães, Ricardo Araújo, destacou na reunião do executivo municipal desta quinta-feira o compromisso com uma governação transparente e próxima dos cidadãos, sublinhando a importância da transmissão pública das reuniões de Câmara. A próxima sessão, já com transmissão em direto, realiza-se no dia 10 de novembro.
Com vista a permitir um maior acesso à informação e reforçando a relação de confiança entre os eleitos e a comunidade, Ricardo Araújo sublinhou “cá estaremos para debater todos os assuntos, sempre com transparência e com clareza. A aprovação da transmissão pública das reuniões de Câmara é um passo importante, porque significa que estamos a aumentar a transparência no funcionamento dos órgãos autárquicos, permitindo que os cidadãos, a partir das suas casas, possam acompanhar o debate, a discussão e a decisão sobre os assuntos que os afetam diretamente”.
A sessão desta quinta-feira ficou também marcada pela aprovação de todos os pontos da ordem de trabalhos, que incluíram deliberações relativas à definição do regime de tempo inteiro dos vereadores, à delegação de competências e à designação dos representantes municipais em entidades participadas, como a Vimágua, designando Ricardo Araújo como representante da Edilidade.
Foram ainda aprovados votos de pesar pelo falecimento de Álvaro Laborinho Lúcio, antigo Ministro da Justiça, e de Jaime Pereira da Cunha, empresário vimaranense de referência e sócio nº1 do Vitória Sport Clube.
O edil destacou o ambiente de cooperação institucional que marcou a reunião e reiterou a postura que quer imprimir ao novo mandato:
“A transparência e o diálogo são pilares fundamentais do nosso modo de governar. Queremos que os vimaranenses sintam que a Câmara Municipal é uma casa aberta, onde as decisões são tomadas de forma clara e acessível a todos.”, rematou.

