Sandra Fernandes Pereira rende Dina Aguiar na renovação da RTP


A jornalista vizelense Sandra Fernandes Pereira será a substituto de Dina Aguiar no programa informativo diário da RTP denominado Portugal em Rede.

Os reconhecidos méritos de Sandra Fernandes Pereira (filha dos nossos bons amigos Rosa Fernandes e João Artur Pereira), pivô do Jornal da Tarde da RTP,  levou o recente promovido diretor de canal Vítor Gonçalves (outro grande profissional da RTP) a apostar na jornalista de Vizela. 

"Não é apenas uma mudança gráfica ou estética, é um compromisso com a notícia. Queremos ser mais rápidos, mais ágeis e mais influentes mas com o mesmo rigor e credibilidade que sempre marcaram a RTP." garante Vítor Gonçalves, diretor do canal.

Este domingo, noite de eleições autárquicas, a RTP apresenta novidades no ecrã porém a nova grelha entra em vigor no dia seguinte, dia 13, como é próprio dos canais de televisão e rádio que apresentam periodicamente grelhas de programação de forma a evitar rotinas que cansam.

A RTP reafirma o compromisso com o jornalismo, com a nova assinatura "Todos. Pela verdade dos factos".

"'Todos’ significa que todos os profissionais da RTP estão envolvidos neste projeto, mas também que queremos chegar a todos os espectadores. Aquilo que vamos reafirmar é o que nunca pode ser posto em causa, que são os factos.", explica Vítor Gonçalves.

Nova imagem, novos estúdios, novos formatos


Uma das principais mudanças é a participação dos rostos da informação da RTP no canal de notícias, como José Rodrigues dos Santos, João Adelino Faria, Ana Lourenço e Cristina Esteves. Mas há igualmente novas caras, como Pedro André Esteves, Clara Osório e Maurício José, que vão apresentar novos programas e formatos.


"É um projeto coletivo, excecional, que não acontecia há cerca de 20 anos", destaca Vítor Gonçalves.A nova grelha traz programas inéditos, novos comentadores e uma forte aposta na análise e explicação da atualidade com opinião, diversidade e pluralidade. A grelha conta com um painel de mais de uma dezena de personalidades de várias áreas. 


Uma nova imagem, novos formatos, novos estúdios e uma presença no digital reforçada marcam a nova era do canal de informação da RTP. A partir das 18h45 deste domingo, dia 12 de outubro, a RTP3 dá lugar à RTP Notícias.

A mudança acontece simbolicamente no dia das Eleições Autárquicas mas a estreia da nova grelha será na segunda-feira, dia 13.

O ‘Portugal em Direto’, apresentado por Dina Aguiar, já tem sucessor. Vai chamar-se ‘Portugal em Rede’ e será apresentado pela jornalista vizelense Sandra Fernandes Pereira. “A vida tem ciclos e achamos que está na hora de renovar o programa, acrescentando maior proximidade às pessoas e criando uma nova equipa com uma nova dinâmica”, revelou, esta segunda-feira, o diretor de Informação da RTP, Vítor Gonçalves, não sem antes enaltecer os 47 anos de ligação de Dina Aguiar ao canal público. Segundo o responsável, o novo programa visa “trazer uma nova contemporaneidade, ligando as diferentes regiões do País em rede”, e entre os vários segmentos terá um dedicado à língua portuguesa.  


UMA HONRA

Sandra Fernandes Pereira confirma à Flash que é uma honra dar a cara por este formato. “Ao fim destes anos todos, convidarem-me para algo que é novo, faz com que me sinta até um bocadinho nervosa, mas sinto-me feliz e honrada”, confessou durante a apresentação da nova grelha do canal do Estado, feliz por o programa ser agora feito a partir dos estúdios da cidade invicta. “Vou continuar no Porto a trabalhar numa zona que conheço bem e em rede com os meus colegas das delegações que também conheço bem”, congratulou-se.

Antes de ingressar na RTP, Sandra Fernandes Pereira teve trabalho esporádico na Rádio Vizela tal como outro grande profissional da RTP,  Hélder Silva. 

Partilhar