Victor Hugo Salgado, depois de ter feito na segunda feira a primeira caminhada de reconhecimento à Capela do padroeiro de Vizela (sábado será a maior) respondeu a algumas questões em base da robusta vitória de domingo onde fez o pleno em todo o Concelho qual vendaval. Ao nível de futuros eventos, Victor Hugo anuncia a primeira Passagem do Ano público estando já contratados DAMA E NENA...
DDV - Já reuniu com a sua equipa depois da grande vitória de domingo? Que pontos foram abordados?
VICTOR HUGO SALGADO- Reuni com a equipa para fazer um balanço da campanha, assim como dos resultados eleitorais.
- O que concluiu?
- Foi uma campanha curta, mas intensa, onde grande parte das iniciativas foram um sucesso e ultrapassaram as nossas expetativas, sempre com enorme adesão.
Desde logo, uma comissão de honra com mais de 250 personalidades, a maior comissão de honra de sempre e a única comissão destas eleições; uma caravana enorme e uma participação massiva a todas as nossas iniciativas.
- Foi uma vitória robusta?
- Sim. A nível dos resultados eleitorais, o Movimento Vizela Sempre, apesar de todas as adversidades, ganha em toda a linha. Tivemos mais 932 votos do que nas últimas eleições, onde fomos candidatos pelo PS. Elegemos seis dos sete vereadores do Executivo, seis dos seis Presidentes de Junta e, pela primeira vez, ganhamos todas as juntas de freguesia do Concelho, o que reforça a nossa posição na Assembleia Municipal, onde mantivemos os 16 deputados eleitos diretamente, mas deixamos de ter 20 deputados e passamos a ter 22, naquelas que foram as eleições mais participadas de sempre no concelho de Vizela, onde votaram 15.467 eleitores.
- Isto na entrada do terceiro mandato...
- É verdade: num quadro de uma terceira e última candidatura, que é sempre a mais difícil, própria do desgaste da governação, ultrapassarmos os 70% de votação e obtivemos o maior resultado do Minho, é algo extraordinário.
- Que balanço faz dos últimos quatro anos?
- Sempre tive uma postura de avaliar e faço uma avaliação extremamente positiva dos últimos quatro anos de mandato, desde logo:
1. Reduzimos os impostos municipais - mais baixos dos últimos 15 anos;
2. Atribuímos 1 MILHÃO DE EUROS por ano em apoios sociais;
3. Fizemos a maior transferência de sempre para as juntas de freguesia – em oito anos transferimos mais de 5 MILHÕES DE EUROS;
4. Apostamos na programação e dinamização cultural e eventos - Reforço da nossa Identidade, trazendo a Vizela milhares de pessoas;
5. Concretizamos a maior política de sempre em investimento municipal – em oito anos foram realizadas 170 OBRAS num investimento de 40 MILHÕES DE EUROS;
6. Reduzimos a dívida municipal em 6 MILHÕES DE EUROS (em 2017 era de 13,5 MILHÕES DE EUROS e em 2024 era de 6,2 MILHÕES DE EUROS).
- Vai introduzir novidades nos pelouros da Câmara?
- Numa avaliação dos últimos anos de mandato, conjugados com a nossa campanha eleitoral, foi possível constatar a realidade que já conhecíamos, acrescentando novas realidades, o que nos permite proceder a algumas alterações a nível da organização de pelouros, assim como da estrutura da Autarquia.
- O que vai fazer em termos de inaugurações e eventos de maior destaque até final deste ano?
- Nos últimos oito anos, concretizamos a maior política de sempre em investimento municipal, onde foram realizadas 170 obras num investimento de 40 milhões de euros. Este investimento não para, pelo que, até ao final deste ano, contamos inaugurar mais seis obras, desde logo:
1. Pavilhão de Santa Eulália
2. Requalificação do Centro de Saúde
3. Requalificação da Circular Urbana
4. Requalificação do Largo de São Gonçalo - S. Paio
5. Novo Acesso ao Estádio do FCV
6. Requalificação da Escola da Devesinha e da Escola de Lagoas.
- Ao nível de eventos como será...
- Vamos continuar a aposta na programação e dinamização cultural e eventos, como reforço da nossa identidade, trazendo a Vizela milhares de pessoas. No próximo mês de dezembro, vamos promover mais uma edição do Vizela Cidade Natal, com muitas novidades e vamos organizar, pela primeira vez, a passagem de ano, onde já estamos a fechar o cartaz e podemos apresentar já dois nomes: DAMA E NENA.
- Para quando prevê as datas das tomadas de posse de todos os órgãos eleitos?
- A tomada de posse deverá ter lugar entre o final de outubro e início de novembro.
- Como deseja que seja este seu último mandato?
- A minha prioridade sempre foi — e continuará a ser — servir Vizela e os Vizelenses. A minha única ambição é continuar a trabalhar pela minha terra — com a mesma dedicação e com a força renovada de quem está do lado das pessoas.
Sinto que posso continuar a fazer ainda mais por Vizela e, assim, fechar um ciclo autárquico de transformação e desenvolvimento do nosso Concelho.
- Nem tudo está feito...
- Concordo: Há ainda muito que queremos fazer.
- Por exemplo...
- Quero continuar este caminho iniciado em 2017. Temos uma grande equipa, tanto na Câmara, como na Assembleia e nas Juntas de Freguesia, composta por vizelenses dedicados, com ideias novas e com a experiência de quem sabe como fazer.
Vamos dar continuidade a este projeto, com o mesmo compromisso de sempre: servir Vizela com responsabilidade, proximidade e paixão. DDV