Comunicado da Juventude Popular de Vizela


COMUNICADO: A Juventude Popular de Vizela vem, por este meio, manifestar a sua concordância com as posições assumidas pela JSD acerca do Orçamento Participativo Jovem (OPJ) 2025. Consideramos que nenhuma organização juvenil pode silenciar-se perante a exclusão dos jovens do panorama político. 

O OPJ constitui um tema central para toda a juventude vizelense e exige respostas claras por parte do executivo.

Foi anunciado que esta edição do OPJ seria a maior de sempre, contudo, tal não se concretizou. Não existem esclarecimentos públicos sobre os motivos desta situação, o que parece refletir uma postura recorrente deste executivo, que, para além de não prestar os devidos esclarecimentos, também não disponibiliza ao público, em formato de áudio ou vídeo,  as reuniões de câmara e assembleias municipais.

Defendemos que todas as juventudes partidárias assumam as suas responsabilidades públicas, em especial aquelas que mantêm proximidade com o executivo camarário e que manifestaram e promoveram o seu apoio. Assim, apelamos à Juventude Socialista que se associe a nós na defesa dos jovens vizelenses – desde que, naturalmente, a sua prioridade seja efetivamente a juventude vizelense.

A participação juvenil merece respeito.

A Juventude Popular de Vizela exige que o executivo clarifique, com a máxima urgência, o estado atual do OPJ 2025 e justifique os motivos pelos quais o processo se encontra parado.

Continuaremos a trabalhar sempre com um espírito crítico-construtivo, em defesa dos jovens e de todos os vizelenses.

Com os melhores cumprimentos,

Juventude Popular de Vizela


Partilhar