COMUNICADO - O PCP apresentou recentemente uma proposta visando a melhoria das condições de mobilidade no concelho, designadamente o acesso à Autoestrada A11. Esta medida, que consideramos fundamental para responder às necessidades das populações e promover o desenvolvimento local, acabou por ser reprovada.
Rejeitada a proposta para a construção do Nó de acesso à A11 em Vizela
Com os votos contra do PSD e CDS, e as abstenções do PS e do PAN, a proposta do PCP para a construção do Nó de acesso à A11 em Vizela foi rejeitada.
O concelho de Vizela, integrado na região de Braga, distingue-se pela sua elevada densidade populacional e pelo crescimento contínuo que tem registado nos últimos anos. É um território dinâmico, com forte identidade local e relevante potencial económico e social. Contudo, persistem lacunas estruturais que limitam a competitividade do concelho e dificultam a sua plena integração nas redes regionais e nacionais de desenvolvimento. Entre essas necessidades, o acesso à autoestrada assume particular importância.
Importa sublinhar que a votação do Orçamento do Estado e a votação de um projeto de acesso à autoestrada são matérias totalmente distintas. O OE é uma decisão de âmbito nacional; o nó de acesso à A11 é uma intervenção local, com impacto direto na mobilidade, segurança e qualidade de vida da população de Vizela.
O PCP, ao votar contra o Orçamento do Estado, não fica impedido de apoiar investimentos que beneficiem o concelho. Discordar de políticas nacionais não significa recusar obras que respondam a necessidades locais concretas.
Por outro lado, o PS — historicamente com forte presença política em Vizela — ao optar por se abster, contribuiu para atrasar um projeto há muito reivindicado pela população e crucial para o desenvolvimento do território. Ao fazê-lo, não colocou os interesses de Vizela acima das estratégias partidárias nacionais.
As decisões locais devem servir a população e não depender de cálculos políticos alheios às necessidades do território. O desenvolvimento de Vizela exige responsabilidade, clareza e um compromisso firme com o futuro do concelho.
PCP – Concelhia do Partido Comunista de Vizela

