Jovens atletas de S. Paio aprendem regras do futebol


Se o leitor gosta de futebol imagine uma situação de jogo sujeita a esta lei de jogo (13):

Um jogador vai marcar um livre direto. Na marcação do livre atrasa a bola para o seu guarda-redes e este deixa entrar o esférico na sua própria baliza. O que deve assinalar o árbitro? Golo? Não. Não é golo! O árbitro deve marcar pontapé de canto contra a equipa do jogador que introduziu a bola na sua própria baliza na marcação do livre.



Já imaginou a reação de todos os adeptos, ou da maioria deles, se isto acontece num jogo de futebol?

"Uma bola que entre diretamente na baliza adversária após um livre é um golo, mas se um jogador introduzir a bola na sua própria baliza a partir de um livre direto, é concedido um pontapé de canto à equipa adversária, de acordo com a lei 13 das regras do futebol", diz o regulamento. 

A Lei 16 diz outra coisa a ter em conta: "- Nenhum recomeço de jogo permite a validação de golos marcados, diretamente, na própria baliza.

Isso aplica-se não só aos pontapés de baliza, como também a lançamentos laterais, pontapés de canto, pontapés livres, pontapés de saída e pontapés de penálti. Golos só em alguns casos e na baliza adversária". 

O futebol tem inúmeras regras que os próprios jogadores e dirigentes desconhecem. No (bom e louvável) sentido de informar os mais jovens, os escalões de 𝗜𝗻𝗶𝗰𝗶𝗮𝗱𝗼𝘀, 𝗝𝘂𝘃𝗲𝗻𝗶𝘀 𝗲 𝗝𝘂𝗻𝗶𝗼𝗿𝗲𝘀 𝗱𝗼 𝗦. 𝗣𝗮𝗶𝗼 𝗦𝗖 de Vizela tiveram a oportunidade de participar numa palestra formativa sobre as Leis de Jogo, orientada pelos á𝗿𝗯𝗶𝘁𝗿𝗼𝘀 𝗱𝗼 𝗡ú𝗰𝗹𝗲𝗼 𝗱𝗲 Á𝗿𝗯𝗶𝘁𝗿𝗼𝘀 𝗱𝗲 𝗩𝗶𝘇𝗲𝗹𝗮, 𝗝𝗼𝗲𝗹 𝗠𝗲𝗻𝗱𝗲𝘀 𝗲 𝗧𝗶𝗮𝗴𝗼 𝗦𝗮𝗹𝗴𝗮𝗱𝗼!

Considerou o Clube sampaiense que "Esta importante iniciativa foi fundamental para aprofundar o conhecimento dos nossos atletas, esclarecendo dúvidas e promovendo o respeito, a disciplina e o fair play no futebol".

A iniciativa, a avaliar pelas palavras do S.P.SC, foi profícua: "Agradecemos ao 𝗡ú𝗰𝗹𝗲𝗼 𝗱𝗲 Á𝗿𝗯𝗶𝘁𝗿𝗼𝘀 𝗱𝗲 𝗩𝗶𝘇𝗲𝗹𝗮 e aos árbitros 𝗝𝗼𝗲𝗹 𝗠𝗲𝗻𝗱𝗲𝘀 𝗲 𝗧𝗶𝗮𝗴𝗼 𝗦𝗮𝗹𝗴𝗮𝗱𝗼 pela disponibilidade e por partilharem o seu conhecimento connosco. 

Juntos, formamos melhores jogadores e melhores cidadãos!"

Tudo dito!


Partilhar