Concluiu a licenciatura em Clarinete na Escola Superior de Música de Lisboa e teve a oportunidade de estudar com renomados clarinetistas, como Marcos Romão, António Saiote e Philippe Cuper.
Participou em várias masterclasses internacionais e fez parte de importantes orquestras, como a Orquestra Portuguesa da Juventude e a Orchestre des Jeunes de la Méditerranée.
Ao longo da sua carreira, recebeu diversos prémios, incluindo o 1º prémio no concurso "Música e Desenvolvimento" e no concurso "Città di Moncalieri" em Turim, Itália. Francisco Ribeiro também se apresentou em diversos países, incluindo França, Itália, Estados Unidos e China, e atuou como solista em várias orquestras de renome.
É detentor de um Mestrado em Artes Musicais pela Universidade Nova de Lisboa e, em 2010, foi-lhe atribuído o título de Professor Especialista pelo Instituto Politécnico de Lisboa.
Atualmente (2026), é 1º Clarinete Solista e Coordenador de Naipe da Orquestra Sinfónica Portuguesa, além de lecionar na Escola Superior de Música de Lisboa e ministrar masterclasses em diversas instituições.

