Até janeiro, pode ser vista a circular no Comboio Histórico a Vapor de Natal, entre Porto e Ermesinde. Um meio de transporte que marcou Vizela também. (Estação Ferroviária de Vizela é uma interface da Linha de Guimarães, que serve a localidade de Vizela, no Distrito de Braga, em Portugal. Entrou ao serviço em 31 de Dezembro de 1883).
O apito voltou a ecoar em São Bento, no Porto. A estação foi-se enchendo, pouco a pouco, de vapor. À volta, juntou-se, como é habitual, uma multidão de curiosos e aficionados pela ferrovia, de telemóvel e/ou máquina fotográfica apontados a uma locomotiva que atravessou gerações e continua, ainda hoje, a fazer as delícias de miúdos e graúdos, desta vez, engalanada com luzes de Natal.
A CP – Comboios de Portugal comemorou o centenário da locomotiva a vapor 0186 numa cerimónia simbólica que antecedeu as primeiras viagens desta temporada do Comboio Histórico a Vapor de Natal, entre Porto e Ermesinde.
O Presidente do Conselho de Administração da CP, Pedro Moreira, e o Presidente da Câmara Municipal de Valongo, Paulo Esteves Ferreira, descerraram uma placa alusiva, tendo o responsável pela CP sublinhado a importância desta locomotiva como símbolo vivo da memória coletiva e do papel dos caminhos de ferro no desenvolvimento do país e na ligação entre pessoas e comunidades.
“É com enorme orgulho que celebramos os 100 anos da locomotiva 0186, um verdadeiro ícone da história ferroviária nacional. Esta máquina atravessou gerações, testemunhou mudanças profundas e continua a despertar fascínio e emoção. Queremos que cada viagem neste comboio seja uma oportunidade para criar memórias, partilhar sorrisos e celebrar o que nos une”, afirmou Pedro Moreira. O Presidente da CP sublinhou, ainda, a importância do trabalho das diferentes equipas da empresa na preservação e promoção deste material circulante histórico e concluiu dizendo que “a CP orgulha-se de manter viva esta herança, enquanto olha para o futuro com inovação e compromisso com a sustentabilidade”.
Passageiros e convidados seguiram, depois da sessão, até Ermesinde, numa viagem plena em sorrisos e animação.
A locomotiva 0186 é um ícone da história ferroviária nacional. Faz parte de um grupo de máquinas a vapor construídas pelo fabricante alemão Henchel & Sohn que constituíram a série 0181-0190 e entraram ao serviço da Companhia dos Caminhos de Ferro do Estado entre 1924 e 1925. Foram entregues a Portugal por parte da Alemanha, como indemnização da I Guerra Mundial.
O serviço destas máquinas prolongou-se até finais dos anos 70, tendo estas circulado de norte a sul do país. Já no fim da sua carreira, asseguraram ainda algumas ligações entre Porto-São Bento e Viana do Castelo e Porto-São Bento e a Régua. Saíram definitivamente de serviço em 1977, ano em que foi extinta a tração a vapor na via larga em Portugal.
Entre os anos 90 e princípios dos anos 2000, a locomotiva a vapor CP 0186 foi recuperada com o objetivo de ser integrada em comboios históricos ou serviços especiais, como tem vindo a acontecer, nomeadamente no Comboio Histórico do Douro e no Comboio Histórico a Vapor de Natal.
Cem anos depois, a 0186 continua a ser uma ponte entre pessoas e lugares, tecnologia e memória, passado e futuro, e, ao celebrar o seu centenário, a CP reforça a valorização do turismo de proximidade, da cultura ferroviária e a dinamização da economia local, convidando as famílias a escreverem o próximo capítulo, sempre a bordo.
Até 4 de janeiro de 2026, aos sábados e domingos, esta locomotiva continuará a circular entre Porto e Ermesinde, no Comboio Histórico a Vapor de Natal, em viagens marcadas pelo tradicional som do apito, pelo vapor no ar e pelas luzes e decorações natalícias, que prometem transportar os passageiros a outros tempos.
