A operação policial “Simba”, levada a cabo pela GNR, teve uma forte incidência no concelho de Felgueiras, onde foram realizadas buscas numa unidade industrial na zona da Longra, no âmbito de uma investigação a uma rede criminosa ligada à produção ilegal de tabaco.
A ação foi desenvolvida pela Unidade de Ação Fiscal da Guarda Nacional Republicana e envolveu um elevado dispositivo policial em Felgueiras, visível ao longo do dia 27 de janeiro, com mais de duas dezenas de militares no terreno. As buscas concentraram-se num pavilhão industrial, tendo sido necessário recorrer a explosivos para forçar a entrada no espaço. Ao final da tarde, um camião da GNR procedeu à recolha do material apreendido no local.
A operação “Simba” resultou no desmantelamento de uma fábrica clandestina de produção massificada de tabaco em Vila Pouca de Aguiar e na detenção de um homem de 47 anos. A investigação aponta para a atuação de uma organização criminosa internacional com ramificações em vários concelhos do Norte do país, incluindo Montalegre, Chaves, Vila Pouca de Aguiar e Felgueiras.
A GNR mantém a investigação em curso, estando a operação inserida no combate à fraude fiscal e à produção ilegal de produtos sujeitos a imposto especial de consumo.
IN NOVUN CANAL

