Vizela no livro do pioneiro da publicidade em Portugal Raúl Caldevilla

António Cunha, os autores do livro e Raúl Caldevilla 

Digital de Vizela reconhecido na publicação.
Foi apresentado ontem no Porto o livro "Caldevilla: O Criador da Publicidade Moderna em Portugal", da autoria de Eduardo Cintra Torres (autor de programas de TV e de rádio) e de Pedro Almeida Leitão.

Caldevilla teve passagens por Vizela ficando instalado na Casa do Soutinho (que pertenceu ao Dr. Eugénio) na rua Fonseca e Castro (antiga rua Elias Garcia) e o livro faz inúmeras referências à então vila termal.

Para a elaboração do livro, de apontamentos da passagem de Caldevilla por Vizela, o autor Eduardo Cintra Torres pediu a colaboração do Digital de Vizela. 

Raúl Caldevilla 

Na parte dos agradecimentos, os autores não esqueceram de registar na edição os descendentes de Raúl Caldevilla, a Câmara Municipal do Porto, o Digital de Vizela, António Teixeira da Cunha e Manuel Marques pela sua colaboração tendo recebido estes dois vizelenses livros autografados pelos autores. Adelino Campante, outro apaixonado pela investigação da história vizelense e autor de um livro sobre Bilhetes Postais de Vizela, também marcou presença na apresentação do livro. 


O auditório da Biblioteca Municipal Almeida Garrett nos jardins do Palácio de Cristal no Porto esteve cheio para ouvir os autores e o vereador do Pelouro da Cultura do Porto falar das façanhas de Raúl Caldevilla sem esquecer a sua passagem e estadia em Vizela conforme os capítulos:

Casa do Soutinho, rua Fonseca e Castro, Vizela 

Capítulo VI, pp.371-375: Caldevilla aquista em VizelaCapítulo VI, pp.375-379: A casa do SoutinhoCapítulo VI, pp.379-383: Gabriel Castelo Branco (trata-se de pseudónimo que Caldevilla usou para os seus textos leves no PJ sobre o que se passava em Vizela durante o período de férias)

Capítulo VI, pp.383-387: A Festa dos Jornalistas
Capítulo VI, pp.387-393: Crónicas vizélicas
Capítulo VI, pp.393-398: São Pedro do Sul (Caldevilla zangou-se com a elite de Vizela e mudou-se para S. Pedro do Sul)
Capítulo VI, pp.398-403: Amigos e família nas termas
Capítulo VI, pp.403-405: Outros locais de veraneio.

Cartazes de Caldevilla de cinema português. 


Raul de Caldevilla (Porto, 1876-1951) foi pioneiro da publicidade em Portugal. Fundou em 1914 o ETP-Escritório Técnico de Publicidade, a primeira agência de serviço completo no país, deixando marca no anúncio, no cartaz (vários do cinema português), na publicidade exterior e no cinema. Em 1917, promoveu a primeira campanha multimédia portuguesa e criou a Caldevilla Film, responsável por duas longas-metragens. Após uma pausa na carreira, reinventou-se em várias áreas e criou em 1933 o inovador "Folhetim Utilitário" no jornal "O Primeiro de Janeiro". Ontem, a Biblioteca Municipal Almeida Garrett recebeu o lançamento do livro "Caldevilla: o criador da publicidade moderna em Portugal", de Eduardo Cintra Torres e Pedro Almeida Leitão. A biografia é resultado de seis anos de investigação, que pretende resgatar Caldevilla do esquecimento e assinala os 150 anos do seu nascimento e os 75 anos da sua morte, valorizando a publicidade como parte integrante da cultura.

Sobre os autores

Eduardo Cintra Torres é professor universitário e investigador há mais de três décadas. Licenciado em História (FLUL), mestre em Comunicação (ISCTE-IUL) e doutorado em Sociologia (ICS-UL), é autor de 23 livros, com investigação centrada na história da publicidade em Portugal. Entre as suas obras mais recentes destacam-se História da Publicidade em Portugal e História Ilustrada da Publicidade em Portugal (2023), Santo António na Publicidade (2025) e, com Pedro Almeida Leitão, Caldevilla e os Seguros (2025). Publicou dezenas de artigos científicos e capítulos de livros e tem desenvolvido trabalho de curadoria de exposições nesta área.

Pedro Almeida Leitão é doutorado em História pela Universidade do Porto e investigador nas áreas da história das marcas e da publicidade dos séculos XIX e XX, com particular enfoque no sector do Vinho do Porto. Em 2024, recebeu o Prémio Victor de Sá em História Contemporânea (ex aequo). Integra projetos científicos do CITCEM/FLUP, participa em redes internacionais de investigação em propriedade intelectual e é formador na área da História do vinho em Portugal.

DDV presente. 




Partilhar