Esta manhã, o Pavilhão Municipal de Vizela recebeu o XVII Encontro de Walking Football - Zona A.
⚽️ 110 participantes
⚽️ 8 equipas
⚽️ 6 entidades.
Marcaram presença as Equipas A e B do Município de Fafe, a Equipa do Município de Vizela, a Equipa do Município de Celorico de Basto, a Equipa do Município da Póvoa de Lanhoso, as Equipas A e B do Vitória SC, Ribeirão Basket e ACRD Nespereira.
A Família do Walking Football continua a crescer! Amanhã, serão as equipas da Zona B a encontrar-se no Pavilhão de Campo em Barcelos.
"Obrigado @Municipio de Vizela!" - diz a Associação de Futebol de Braga.
O Walking Football é parte integrante dos desafios de UNIR O FUTEBOL, incluído num dos eixos estratégicos – Fundar uma missão social, desenvolvendo um Futebol inclusivo, para todas as gerações.
Nesse sentido, o Walking Football assume uma especial relevância, à medida que a idade avança, a sua natureza inclusiva, proporciona que pessoas com mais de 50 anos continuem ou iniciarem a prática desportiva, através do futebol, a andar.
O Walking Football tem sido encarado como uma ferramenta de promoção da saúde e de combate ao isolamento social das pessoas mais velhas, desenvolvendo uma rede de praticantes onde a vitória é a melhoria da qualidade de vida.
Esta modalidade é destinada a pessoas com mais de 50 anos, jogada sem correr, distribuída por duas vertentes, recreativa e competitiva, cujo objetivo é dar uma resposta alargada às necessidades e competências motoras dos diversos praticantes.
Cada vez mais clubes e entidades aderem ao Walking Football, por se tratar de uma forma comprovada de prevenção e controlo de doenças crónicas. Além disso, tem-se revelado um sucesso na promoção do turismo na terceira idade.
Assegurar o crescimento desta variante do Futebol é, por isso, um desígnio no âmbito do reforço dos laços com a comunidade que a FPF assume, sendo um compromisso do FUTEBOL PARA TODOS.
O QUE É O WALKING FOOTBALL?
O Walking Football é uma variante do futebol, é futebol a andar, e tem como objetivo incentivar a prática desportiva para pessoas com idades superiores a 50 anos, promovendo a integração e o convívio em prol de uma vida mais ativa.
Esta variante do futebol pretende combater o isolamento, o sedentarismo, a depressão, melhorar os índices de saúde e aumentar a interação social dos seus praticantes.
Sem corridas, saltos, rasteiras, carrinhos e cortes, o Walking Football surge como uma oferta adaptada de futebol, independentemente da idade e da condição física, visando proteger quem o pratica.
O Walking Football é uma modalidade agregadora, proporcionando aos seus praticantes a possibilidade de jogarem futebol, numa das duas vertentes, a Recreativa, vertente lúdica, sem competição, sem classificação, direcionada para praticantes em que jogar futebol, é um momento de diversão e alegria e na vertente Competitiva, vertente com classificação, direcionada para ex-jogadores, ex-veteranos, para praticantes onde jogar futebol, tem que ter um desafio classificativo.
QUEM PODE CRIAR UMA EQUIPA DE WALKING FOOTBALL?
Qualquer entidade, que esteja legalmente constituída pode criar equipa de Walking Football, seja clube de futebol, Município, Junta de freguesia, Santa Casa da Misericórdia, Instituição Particular de Solidariedade Social, Universidade Sénior, entre outras.














