O estado de alerta máximo de cheias levou a Câmara Municipal de Coimbra liderada por Ana Abrunhosa (ex ministrada Medalha de Prata do Município de Vizela 2022) e a Proteção Civil Municipal de Coimbra a montar um dispositivo de emergência para acorrer a eventuais inundações em função de diques que ameaçam colapsar em Coimbra.
O concelho da cidade dos estudantes vive atualmente uma situação de calamidade.
Ana Abrunhosa, eleita presidente de Coimbra pela primeira vez em Outubro de 2025, vive uma preocupação constante com milhares de pessoas em risco de serem desalojadas inclusive lares.
Além disso, foi já decidido o encerramento, esta quarta-feira, das escolas da margem esquerda do Mondego, no concelho de Coimbra.
Entretanto, nas instalações da APA – Agência Portuguesa do Ambiente, em Coimbra, deverá ter início em breve uma conferência de imprensa para fazer o ponto da situação sobre as medidas de contingência preparadas para minimizar os efeitos da subida das águas do Mondego.
Ana Abrunhosa, enquanto Ministra da Coesão Territorial, foi reconhecida e homenageada pelo Município de Vizela, nomeadamente na cerimónia do 24º aniversário do concelho, a 19 de março de 2022, onde lhe foi atribuída a Medalha de Mérito (Grau Prata).A distinção foi entregue em março de 2022 no âmbito das comemorações da restauração do concelho.
Ana Abrunhosa inaugurou em Vizela a Ponte da Aliança em Tagilde e o CRO-Centro de Recolha Oficial Animal de Vizela.




