Aviso laranja em 13 distritos devido à chuva, vento, ondas e neve

Treze distritos de Portugal continental vão estar, a partir das 06:00, sob aviso laranja - o segundo mais grave - por causa da agitação marítima, precipitação, vento forte e neve.
Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), os distritos de Leiria, Santarém, Lisboa, Setúbal, Beja, Portalegre e Évora vão estar sob aviso laranja, a partir das 06:00 e até às 12:00 de hoje, devido à "chuva persistente e por vezes forte".
O mesmo nível de alerta estará em vigor, a partir das 06:00 e até às 15:00 de hoje, nos distritos de Lisboa, Setúbal, Beja e Faro, devido ao "vento forte de sudoeste com rajadas até 100 km/h, sendo até 120 km/h nas serras".
O aviso laranja, devido à agitação marítima, já tinha sido emitido para os distritos de Viana do Castelo, Braga e Porto, até às 12:00, face à previsão de ondas que podem atingir 12 a 13 metros de altura máxima.
Por outro lado, nos distritos de Guarda e Castelo Branco, o aviso laranja estará em vigor até às 00:00 de domingo, face à possibilidade de queda de neve acima dos 1.600 metros de altura, com acumulação superior a 25 centímetros em zonas situadas a mais de 1.400 metros de altura.
O aviso laranja é emitido pelo IPMA sempre que existe "situação meteorológica de risco moderado a elevado, e o amarelo quando há uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

Circulação ferroviária suspensa em troços das linhas do Norte, Douro, Oeste, Beira Baixa e Cascais
A circulação ferroviária regista hoje "alguns condicionamentos" nas linhas do Norte, Douro, Oeste, Beira Baixa e Cascais devido ao mau tempo, informou a empresa Infraestruturas de Portugal (IP), num ponto de situação às 08:00.

Partilhar