Os deputados socialistas eleitos pelo Círculo Eleitoral de Braga terminaram na passada semana as sessões do Parlamento dos Jovens em 13 escolas do distrito, que envolveram centenas de jovens em debates sobre o sistema eleitoral e sobre Literacia Financeira – o tema proposto para esta edição.
José Luís Carneiro, Sandra Lopes, Hernâni Loureiro, Paulo Lopes Silva e Irene Costa tiveram a oportunidade de explicar aos jovens do ensino básico e secundário como funciona a eleição dos deputados para a Assembleia da República, quais as suas competências, como se organizam os trabalhos parlamentares e o processo legislativo, o que são as comissões parlamentares e sobre que áreas se debruçam.
Na segunda parte da sessão, a discussão foi em torno da Literacia Financeira, tema definido para esta edição do Parlamento dos Jovens e considerado essencial para a formação dos alunos. De uma forma simples e acessível, os deputados falaram sobre o planeamento e gestão de um orçamento, a poupança e o investimento, o crédito e os seguros, como prevenir a fraude ou o que é a inflação.
Os deputados do PS estiveram nas seguintes escolas do distrito de Braga envolvidas nesta edição: Escola Secundária de Barcelos, Escola Básica e Secundária de Celorico de Basto, Escola Secundária de Martins Sarmento e Agrupamento de Escolas João de Meira (Guimarães), Agrupamento de Escolas Sá de Miranda (Braga), Escola Básica Júlio Brandão, Escola Básica Terras do Ave e Escola Secundária Camilo Castelo Branco (Vila Nova de Famalicão), Escola Básica de Ribeira do Neiva (Vila Verde), Agrupamento de Escolas de Póvoa de Lanhoso, Escola Profissional de Esposende, Escola Profissional de Fafe e Agrupamento de Escolas de S. Bento (Vizela).
O Programa Parlamento dos Jovens é uma iniciativa da Assembleia da República dirigida aos jovens dos 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e do ensino secundário, de escolas do ensino público, particular e cooperativo do Continente, das Regiões Autónomas e dos círculos da Europa e de Fora da Europa.
Tem como objetivo educar para a cidadania, estimulando o gosto pela participação cívica e política, dar a conhecer a Assembleia da República, o significado do mandato parlamentar, as regras do debate parlamentar e o processo de decisão do Parlamento, enquanto órgão representativo de todos os cidadãos portugueses, promover o debate democrático, o respeito pela diversidade de opiniões e pelas regras de formação das decisões. Procura ainda incentivar a reflexão e o debate sobre um tema, definido anualmente, proporcionar a experiência de participação em processos eleitorais, estimular as capacidades de expressão e argumentação na defesa das ideias, com respeito pelos valores da tolerância e da formação da vontade da maioria, e sublinhar a importância da sua contribuição para a resolução de questões que afetem o seu presente e o futuro individual e coletivo, fazendo ouvir as suas propostas junto dos órgãos do poder político.




