Tiago Costa diretor artístico do Guimarães International Saxophone Festival

Guimarães prepara-se para acolher o Guimarães International Saxophone Festival (GISF), um novo evento cultural e pedagógico que nasce com a ambição de descentralizar a oferta artística em Portugal e afirmar a cidade como ponto de encontro internacional do ensino e da performance musical. A banda da Sociedade Filarmónica Vizelense deverá estar representada por jovens saxofonistas. 

Com direção artística do Professor Tiago Costa (de Vizela, músico formado na Sociedade Filarmónica Vizelense), o GISF pretende afirmar-se como um festival de referência no panorama nacional e internacional do saxofone. Contará com saxofonistas, pedagogos e intérpretes de reconhecido prestígio internacional.

O festival contempla masterclasses, workshops, conferências, concertos e projetos de música de câmara, promovendo o contacto direto entre estudantes, músicos amadores, 

Pedagogos e solistas convidados

Entre os intervenientes confirmados destaca-se Nicolas Arsenijevic, saxofonista francês e professor no Conservatoire National Supérieur de Musique et de Danse de Paris, reconhecido internacionalmente pela sua atividade solística e pela colaboração com compositores e ensembles de referência da música contemporânea.

O festival contará ainda com Henk van Twillert, uma das figuras mais influentes do saxofone europeu, com uma carreira internacional enquanto solista, docente e fundador de projetos artísticos de relevo.

Integra também o corpo pedagógico Nuno Silva, saxofonista, pedagogo e sound designer português, com intensa atividade artística internacional e uma forte ligação à criação interdisciplinar e ao desenvolvimento de novo repertório para o instrumento.

Sob a orientação artística de Tiago Costa, o GISF assume como princípio estruturante a democratização do acesso ao ensino artístico especializado, permitindo que estudantes de diferentes níveis de formação possam trabalhar diretamente com músicos e pedagogos de referência internacional.


Para o diretor artístico,

“o Guimarães International Saxophone Festival afirma-se como um projeto de democratização do ensino e de elevação da qualidade pedagógica e artística. O objetivo é criar um espaço de partilha de conhecimento, de excelência e de reflexão sobre o papel da música enquanto forma de expressão que transcende contextos e reforça a experiência coletiva”.

A programação foi pensada para potenciar experiências formativas distintas, complementares ao ensino formal, valorizando o contacto com diferentes abordagens pedagógicas, estéticas musicais e percursos artísticos.

Cultura, educação e responsabilidade social

Para além da vertente artística e formativa, o Guimarães International Saxophone Festival assume uma dimensão solidária, associando-se nesta primeira edição à Associação Portuguesa de Leucemia e Linfoma (APLL).

A primeira edição do GISF é organizada pela Sociedade Musical de Guimarães, com a direção artística do Professor Tiago Costa e apoio da Sociedade Musical de Guimarães, Camarâ Municipal de Guimarães e Fundação Manuel António da Mota.





Partilhar