É já a partir da próxima segunda-feira, 3 de agosto, que a Montanha da Penha recebe mais de 5.000 escuteiros de todo o país para a maior atividade regional do escutismo deste verão. A iniciativa, promovida pela Região de Braga do Corpo Nacional de Escutas (CNE), contará, na sessão de abertura, às 21h00, no Penha – Centro Escutista de Guimarães, com as intervenções de José Manuel Fernandes, ministro da Agricultura e Mar, e José Cordeiro, arcebispo de Braga.
Até 8 de agosto, o ACAREG – Acampamento Regional de Braga 2026 oferece um espaço privilegiado para a aquisição e o treino de competências para a vida. Ao longo dos seis dias de atividade, os participantes vão viver em comunidade e aventurar-se em atividades e jogos de grupo e experiências educativas, sempre em contacto com a natureza.
O acampamento tem a sua base em Guimarães, na Montanha da Penha, e também tem um campo náutico no Concelho de Fafe, na Barragem da Queimadela, onde os escuteiros terão a oportunidade de realizar atividades náuticas.
Sob o mote “Dar comVida”, o ACAREG Braga 2026 convida os participantes a regressar ao essencial para uma jornada conjunta baseada nos pilares da alegria, audácia, entrega e partilha. Refira-se, ainda, que a iniciativa celebra Guimarães 26 – Capital Verde Europeia, reforçando o ideal escutista de “deixar o mundo um pouco melhor do que o encontramos”, através de práticas sustentáveis e serviço à comunidade.

