União de Freguesias de Vizela em Fátima
Partiram hoje de Vizela, às 7 horas, para Fátima onze autocarros do passeio anual da União de Freguesias.
![]() |
Arcebispo referiu presença dos vizelenses |
![]() |
Presidente da Câmara de Vizela ao lado do pres. União Freguesias |
Faleceu Adelina da Silva
Rua da Botica - Regilde
Espaço do autor no Turismo de Vizela
A Câmara Municipal vai inaugurar o Espaço Autor, no próximo dia 31 de julho, pelas 18.00h, uma iniciativa cultural que visa promover a criação literária local, apoiar escritores emergentes e aproximar a comunidade do universo da escrita e da leitura.
Localizado na Loja Interativa de Turismo, o Espaço Autor será um ponto de encontro para autores, leitores e amantes da literatura, oferecendo um ambiente de partilha, criatividade e expressão artística.
Trata-se um espaço que irá privilegiar todos os autores do concelho de Vizela nas suas mais variadas vertentes artísticas, onde serão compiladas todas as obras de autores do Concelho, disponibilizando a venda ou consulta de exemplares.
Neste espaço estarão ainda disponíveis todos as publicações editadas pela Câmara Municipal de Vizela nos últimos anos para que as pessoas possam consultar e até comprar.
Esta iniciativa insere-se na estratégia municipal de promoção da cultura, reforçando o papel da autarquia enquanto agente facilitador do acesso à criação artística e da valorização do património literário local.
Faleceu Manuel da Cunha Machado
Residia na Rua da Cancela do Marco, MOREIRA DE CONEGOS, GUIMARÃES.
Mulheres sambistas em dificuldades na Marcha de Lousada
Escreve o Louzadense:
"Marcha Luminosa estava a decorrer com grande brilhantismo e alegria, tanto dos participantes como dos espectadores, quando sucedeu um incidente deveras lamentável. Aconteceram agressões durante a passagem do primeiro grupo de samba (Juventude Vareira) na parte da rua Palmira Meireles, ao lado do edifício dos Paços do Concelho. Segundo relatos colhidos nas proximidades do local, as sambistas "foram assediadas por dezenas de pessoas". Uma delas, muito jovem e assustada, disse ao Louzadense: "fomos agarradas por homens". Parece que a porta estandarte daquele grupo terá acertado com isso num espectador, causando-lhe ferimentos. Entretanto duas jovens foram atingidas e tiveram que ser socorridas por causa de ferimentos e trauma psicológico. Uma delas teve que receber cuidados hospitalares. O grupo refugiou-se em cima do carro alegórico mais próximo, conforme demonstram as FOTOS EXCLUSIVAS DE «O LOUZADENSE». Na ocasião, a escolta estava a ser feita por dois agentes da autoridade, que foram impotentes para a avalanche de acontecimentos que se sucederam. O presidente da Comissão de Festas, Joaquim Gonçalves disse que vai "exigir um inquérito completo" e que tinha sido pedido reforço policial para aquele sítio "por se saber dos problemas que ali acontecem". Mas o mesmo não compareceu. Recorde-se que, em outros anos, o local em causa foi alvo da presença de uma brigada especial de intervenção da GNR. Quanto aos restantes grupos de samba de ontem, que desfilavam mais atrás, foram avisados do incidente e não se exibiram naquele trecho do percurso, pois tiveram instruções para passar a correr ou em passo acelerado "para evitar assédios e pressões", disse-nos um agente policial. "
Liga CT VIZELA termina com grande adesão e consagra campeões da primeira edição
Esta derradeira jornada competitiva ficou marcada pela forte adesão do público, que encheu os courts e criou um ambiente vibrante de apoio aos atletas. A etapa contou com jogos muito disputados, refletindo o empenho e evolução dos participantes ao longo da época. No Quadro Principal Masculino, José Vaz sagrou-se vencedor ao derrotar Simão Gonçalves na final. No Quadro B Masculino, a vitória foi para Rodrigo Ferreira, que superou José Almeida. No setor feminino, Rita Cunha venceu o Quadro Principal, diante de Maria Oliveira, enquanto Rita Sousa conquistou o Quadro B, vencendo Ana Rita. Com esta etapa, concluiu-se a 1.ª edição da Liga CT VIZELA, que contou com quatro etapas ao longo da época e promoveu o espírito competitivo entre atletas de diferentes níveis e escalões. No final da competição, foram consagrados os campeões gerais da Liga: Cristina Correia sagrou-se campeã feminina, com um total de 90 pontos. Rui Costa conquistou o título de campeão masculino, somando 85 pontos ao longo da prova. A presidente do clube, Ana Cunha, destacou o sucesso do projeto e o entusiasmo vivido ao longo da Liga: “Temos assistido a uma Liga muito equilibrada, com jogos de grande qualidade e atletas a superarem-se a cada etapa. A 4.ª etapa foi especial, não só porque consagrou os campeões, mas também porque representa o culminar de um projeto que valoriza o desenvolvimento competitivo dos nossos jogadores. Convidamos todos os que gostam de Ténis a continuar a acompanhar o nosso trabalho e a apoiar os nossos atletas.” A organização deixa ainda uma palavra de agradecimento a todos os patrocinadores que apoiaram a realização das etapas e contribuíram de forma essencial para o sucesso desta iniciativa. A Liga CT VIZELA encerra assim a sua primeira edição com balanço muito positivo, deixando boas perspetivas para o futuro da competição e para o crescimento da modalidade no concelho.
Trabalhador morre aos 38 anos em Revinhade
Um homem morreu, esta tarde de segunda-feira, ao ser atingido por uma viga, numa obra, em Revinhade (freguesia de Felgueiras encostada a?Santa Eulália de Vizela), no concelho de Felgueiras. Tinha 38 anos de idade.
A Rádio Felgueiras alertou que o alerta foi dado cerca das 17 horas e que a vítima estava em paragem cardiorespiratória. A situação foi revertida e foi transportada em estado crítico para o Hospital de Penafiel, onde veio a falecer. No local estiveram os Bombeiros de Felgueiras e o INEM.
As causas do acidente se trabalho estão a ser investigadas revela a Rádio Felgueiras. .