“A Causa de um Povo”

A Câmara Municipal vai promover uma exposição documental sobre a criação do Concelho de Vizela, de 11 de Maio a 11 de Junho, no Salão de Exposições dos B.V. Vizela. A inauguração terá lugar no dia 11 de Maio, às 16 horas.


O objectivo desta apresentação é mostrar documentos (fotografias, recortes de jornais, cartas, filmes) ilustrativos do processo que conduziu à criação do concelho de Vizela, em 19 de Março de 1998.

Nesta mostra poderão ser apreciadas imagens dos momentos mais marcantes da luta pela autonomia, como o levantamento da linha-férrea; o “5 de Agosto” de 1982; os boicotes às eleições; ofícios do Movimento para a Restauração do Concelho de Vizela (MRCV) dirigidos às altas individualidades políticas do país (governos, presidentes da República, presidentes da Assembleia da República, líderes partidários) a solicitar apoios para a causa vizelense e/ou de resposta às solicitações e denuncias apresentadas.

Esta exposição contou com os contributos de Adérito Sousa Costa, Agostinho Ribeiro, António João Azevedo, Aurora Pacheco, Júlio César Ferreira, Manuel Campelos, Maria Luzia Freitas (esposa de Luís Mário Portocarrero) e Maria José Pacheco.

Partilhar