JOSÉ ANTUNES Continuaremos a procurar o título de campeão nacional na próxima época


O ddV foi ouvir José Antunes a quem pediu um balanço do Clube a que preside há 30 anos, o Grupo Desportivo da Fundação Jorge Antunes. «Continuamos a ser a bandeira nº1 de Vizela por muito que custe a muita gente e vamos continuar a ser e a dignificar o nome que representamos e o nome da nossa terra» - diz o Presidente.

ddV - Há quantos anos é presidente do GDFJA?
JOSE ANTUNES - Em 2009 completo 30 anos de presidente, a mesma idade de existência do clube. Vamos fazer uma festa maior do que a dos 25 anos.

ddV - Como se encontra o Grupo actualmente?
JOSE ANTUNES - Em termos financeiros encontramo-nos mal porque cada vez mais a situação à nossa volta está pior. Temos muitas dificuldades em arranjar patrocínios e donativos. É por estas e outras razões que vamos baixar drasticamente o orçamento. No campo desportivo, e falando dos séniores, foi um ano muito negativo porque não atingimos os objectivos traçados.

ddV - Desiludido, portanto...
JOSÉ ANTUNES - Sim. A direcção deu todas as condições aos séniores, não faltou com nada e o grupo de trabalho mais uma vez voltou a desiludir e muito. Estas desilusões também contribuíram para que no campo financeiro baixassemos o orçamento para a próxima temporada.

ddV - Mas teve apoios?
JOSÉ ANTUNES - Sim, claro. Quero deixar um obrigado à Câmara Municipal de Vizela por tudo que tem feito por nós, queremos sempre mais mas de qualquer maneira não nos podemos queixar. Continuamos a ser a bandeira nº1 de Vizela por muito que custe a muita gente e vamos continuar a ser e a dignificar o nome que representamos e o nome da nossa terra que é Vizela.

ddV - Quantas equipas tem em actividade o GDFJA?
JOSE ANTUNES - Neste momento temos seis equipas todas em competição e não temos mais por falta de espaço desportivo. Infelizmente os pavilhões de escolas deviam ser de graça para a formação juvenil e continuamos a pagar fortunas. Infelizmente é este o País em que vivemos. É por estas razões que neste momento vemos jovens com 14 e menos anos metidos na droga. É a falta de ocupação do seu tempo livre que leva a isto, independentemente dos pais que deviam fazer mais pelos filhos.

ddV - Os pais não acompanham os treinos e jogos dos filhos?
JOSE ANTUNES - Temos 140 crianças e conta-se pela duas mãos os pais que acompanham e que se interessam pelo desenvolvimento dos filhos. Gostamos de sentir que os pais confiam em nós, mas deveriam fazer mais parte desta «família», acompanhando os nossos trabalhos.

ddV - Que balanço faz deste época que findou ao nível das equipas de formação de futsal?
JOSÉ ANTUNES - Em alguns escalões foi positiva, noutros continuamos a ter muita dificuldade em conseguir meios humanos com uma formação acima da média para ensinar os miúdos. Como no futuro próximo vamos aproveitar mais jogadores dos nossos escalões de formação, já este ano vamos tentar ter esses meios para preparar o futuro.

ddV - E ao nível da equipa sénior?
JOSE ANTUNES - O nível da equipa seniores foi um ano muito negativo porque não atingimos os objectivos traçados. A direcção deu todas as condições, não faltou com nada e o grupo de trabalho mais uma vez voltou a desiludir e muito. Também estas desilusões fizeram juntamente com o campo financeiro baixar o orçamento.

ddV - Tem-se ouvido dizer que o GDFJA pode abdicar de alguma capacidade competitiva da sua equipa sénior, abdicando de comprar jogadores de renome, para apostar em atletas menos credenciados formados nas suas escolas. Tem algum fundamento esta versão?
JOSE ANTUNES - Independentemente das alterações que possa existir a equipa vai ser competitiva, vai estar no Play-off e depois vemos. Chegar onde andamos a chegar isso tenho a certeza que facilmente chegamos.

ddV - O sonho de conquistar o título de campeão nacional da I Divisão em futsal mantém-se...
JOSE ANTUNES - Não é um contra-censo mas a curto espaço de tempo vamos ser campeões. Pode demorar dois, três anos mas vamos criar estruturas para isso. Não aceito projectos porque já não vou nisso. Vou acompanhar mais de perto porque nos últimos dois anos desleixei-me e agora vejo o resultado que não me agrada.

ddV - Pode-se saber quanto gastava por mês com a equipa sénior da época passada?
JOSÉ ANTUNES - O suficiente para termos ido mais longe e não fazer uma época tão negativa.

ddV - Paulo Tavares fez um bom trabalho nestes anos de treinador da Fundação?
JOSE ANTUNES - Penso que sim, independentemente de não ter atingido os objectivos traçados no inicio da época. Nos outros anos houve alterações de fundo e a equipa foi-se construindo. No ano passado, como toda a gente viu, não nos deixaram ser campeões. Paulo Tavares fez um bom trabalho.

ddV - É um homem que conta para o futuro?
JOSE ANTUNES - Temos acordo para mais uma época e o futuro dele esta nas mãos dele e não nas minhas.

ddV - Que jogadores transitam do plantel anterior para o novo?
JOSE ANTUNES - Noventa por cento e todos concordam e reduzir o vencimento. Quem não reduzir tem as portas abertas para ir para outra freguesia.

ddV - Quem vai contratar?
JOSÉ ANTUNES - Pelo menos quatro jogadores. Dois estão certos mas como estão a competir ainda não assianaram.

ddV - Quem são?
JOSÉ ANTUNES - Por questão de respeito não vou divulgar os nomes.

ddV - Sentiu que os vizelenses vibraram com os jogos da Fundação?
JOSE ANTUNES - Quando precisamos os vizelenses aparecem sempre para apoiar mas deixo um pedido que durante a época deviam apoiar mais e mesmo sendo sócio. Temos muitas vantagens para oferecer ao longo da época.

ddV - Considerando que a Fundação Jorge Antunes nasceu para homenagear postumamente e permanentemente o nome do seu falecido irmão, acha que esse desígnio tem sido alcançado?
JOSÉ ANTUNES - Uma coisa é certa a nível nacional e internacional toda a gente sabe quem é o JORGE ANTUNES o que foi e porque merece esta homenagem. Temos miúdos que conhecem a historia dele e a nossa (grupo desportivo) em que ficamos admirados. Vamos jogar a qualquer parte do mundo toda a gente está informada da NOSSA HISTORIA. Enquanto eu for vivo o nome do meu irmão nunca deixará de ser falado e lembrado.

ddV - Quais são os objectivos para o futuro do GDFJA?
JOSÉ ANTUNES - Somos um clube independente, queremos criar estruturas para no futuro e não depender de ninguém. O objectivo principal é a formação, formação dos homens do amanhã. Se pudermos ganhar, como todos queremos, melhor: se não der paciência.

ddV - Vai estar mais perto dos séniores...
JOSÉ ANTUNES - Sim, como antigamente.

ddV - Espera mudanças com essa sua presença mais assídua?
JOSÉ ANTUNES - Sim, poderemos ter algumas surpresas agradáveis. Vamos ver pois também acho que esta próxima época vai contribuir muito para o crescimento do futsal em Portugal. Se crescer nos teremos de crescer.

Partilhar