Hoje há ripada de linho


Hoje vai realizar-se uma ripada neste museu sedeado nas Pereirinhas em Moreira de Cónegos. Uma forma de mostrar aos mais jovens como se tratava o linho noutros tempos.


* Às 15:00h é feita a arranca no campo do linho;
* Às 16:00h começa a ripada;
* Às 18:30h é metido na água.

«Já lá vão mais de 50 anos que não se faz este trabalho, em Moreira de Cónegos ou até mesmo no Vale do Vizela» - refere Fernando Abreu autor e proprietário do museu.
A ripada é a primeira fase do linho, depois de ser arrancado do campo é levado para a eira, para tirar a vagarela.


Trabalhadores

Professora:

* D. Emília Pereira - 84 anos

Servidores:

* Manuel Ferreira - 82 anos
* Manuel Fernando - 73 anos
* Domingos Oliveira - 71 anos
* Manuel Alves - 71 Anos

Aprendizes:

* Domingos Manuel
* Joaquim Luís
* Nelson Manuel
* João Costa
* (...) e todos(as) de todas as idades, que se queiram juntar a nós.

Convidados: * Todo o vale do Vizela.
Apoios: * Junta de Freguesia de Moreira de Cónegos
* Casa do povo de Vizela.
---------------------
Manuel Fernando da Costa Abreu, nascido em 20 de Dezembro de 1934, em Moreira de Cónegos, freguesia do Concelho de Guimarães, filho de pais humildes e que viviam da agricultura.

Fernando Abreu, viveu desde sempre com agricultura, andou 2 anos na escola, fazendo a 2ª classe, mais tarde quando foi cumprir o regime militar, fez a 3ª classe, concluindo mais tarde a 4ª classe em Macau, ainda em regime militar.

O seu primeiro emprego, foi na têxtil de Vizela, em Agosto de 1961, permanecendo até 1996, desempenhou durante 20 anos a função de tractorista agrícola, passando mais tarde a motorista.

Em 1996 por iniciativa própria abandonou o seu emprego, para poder trabalhar mais as suas terras, foi sempre coleccionando peças antigas ligadas á agricultura, uma das suas grandes paixões, até que um dia numa conversa com o Sr. Baltasar Oliveira, presidente da Casa do Povo de Vizela, surgiu a ideia de abrir o Museu Agrícola.

Partilhar