Problemática das drogas em debate

A ensinar e a formar, o ISAVE, Instituto Superior de Saúde do Alto Ave, realizou uma sessão pública sobre toxicodependências para jovens dos 11 aos 18 anos na Associação Fraterna – Centro Comunitário de Solidariedade e Integração Social de Guimarães.


O consumo de substâncias psicoactivas representa um fenómeno social que assume contornos preocupantes no nosso país. As substâncias psicoactivas são substâncias que têm a capacidade de produzir um estado de dependência e estimulação ou depressão do sistema nervoso central, resultante de alucinações ou distúrbios nas funções motoras, cerebrais, comportamentais ou na percepção e doenças.

O curso de Análises Clínicas e Saúde Pública do ISAVE, Instituto Superior de Saúde do Alto Ave, no âmbito do estágio em Saúde Pública realizou na associação Fraterna - Centro Comunitário de Solidariedade e Integração Social de Guimarães, uma sessão de esclarecimento sobre Toxicodependências.

A sessão dirigida a jovens com idades compreendidas entre os 11 e 18 anos consistiu numa abordagem sobre os malefícios dos diversos tipos de substâncias psicoactivas, como nicotina, álcool e drogas. Assim como formas de prevenção deste tipo de comportamento inadequado, tratamento e recuperação.
O ISAVE está localizado na Póvoa de Lanhoso e lecciona cursos nas áreas da saúde e tecnologias da saúde.

Partilhar