Termas de Vizela com referência no JN de hoje

Artigo de Liliana Costa revela suspensão do trabalho dos funcionários do balneário termal.


(NOTICIA JN)
Termas vão suspender contratos
2008-10-22
LC

Os trabalhadores da Companhia dos Banhos, entidade que gere as Termas de Vizela, foram notificados da intenção da Administração de suspender todos os contratos de trabalho durante quatro meses, ao abrigo do "lay off".

A informação foi avançada pelo Sindicato dos Trabalhadores da Hotelaria que não se conforma com a anunciada intenção. "Esta decisão da empresa está ferida de ilegalidades, já que não há fundamento legal para haver suspensão dos contratos de trabalho e não foram cumpridos os formalismos legais", refere Francisco Figueiredo, presidente do sindicato.

A decisão da empresa de suspender os contratos de trabalho de 25 trabalhadores, a partir de 1 de Dezembro próximo e até 31 de Março de 2009, representa, no entanto, um recuo da Administração que já admitira vir a proceder ao despedimento colectivo de todos os trabalhadores.

Em Janeiro último, os funcionários saíram à rua para protestar contra o despedimento de nove colegas, tendo a Administração acabado por recuar na decisão, não obstante manifestar a intenção de despedir colectivamente todos os funcionários. Passado o Verão, e com a entrada na época baixa, regressa a ameaça de remodelações na estrutura que gere o complexo termal de Vizela, que já foi uma das mais ricas e frequentadas estâncias do país. Francisco Figueiredo tem vindo a defender a necessidade de a empresa elaborar e apresentar uma plano de viabilização.

O sindicato diz que o assunto está a ser analisado pelo departamento jurídico para depois poder reunir com os trabalhadores.

Partilhar