Vamos deixar morrer o futsal que nós tanto amamos?


Num comunicado enviado ao ddV, José Antunes, presidente do Grupo Desportivo da Fundação Jorge Antunes parte a loiça em relação ao estado actual do FUTSAL em Portugal: «Chamo a isto uma panela a quatro: Federação+Benfica+Sporting+Sagres».

Como toda a gente sabe ando há 29 anos no desporto, sempre num único Clube e sempre como Presidente.

Na época passada, muito cedo detectei o mau momento que o Futsal ia passar, mesmo sem saber desta crise financeira. Com compreensão, a maioria dos atletas baixou o seu vencimento, medida a
que vários clubes sentiram necessidade de recorrer já no início desta época.
Mas infelizmente não chega, porque cada vez mais os patrocínios estão canalizados para os grandes devido aos benefícios com a televisão, e basta ver o patrocínio da Sagres que é a maior aberração já vista no desporto.
Chamo a isto uma panela a quatro (Federação+Benfica+Sporting+Sagres).
Como o futsal continua uma mentira, passo a desenvolver alguns temas:

A imagem do Futsal é uma mentira – Infelizmente olhamos à nossa volta e vemos o Futsal com um aspecto negro, e constatamos que está a chegar a hora da sua morte. Faz-me lembrar o futebol de salão de antigamente. Estamos com uma imagem gasta, ninguém olha para nós (futsal) como uma modalidade alternativa de futuro. Estamos a passar uma imagem de desordem, falta de organização e de profissionalismo das pessoas que se servem do Futsal. Uma imagem de que muita gente esta a viver à custa dos clubes/modalidade.

A comunicação social que acompanha o Futsal é uma mentira – tudo que vejo na comunicação social é chácha, principalmente nas páginas de Futsal da internet (3 sites). São páginas que dão resultados e uma ou outra entrevista. Pergunto, o porquê de que nunca irem ao fundo das questões.
Por exemplo:
dos clubes?
do interesse da Federação pela modalidade?
o que pensam os seus responsáveis (Federação) do futuro da Modalidade?
A nível de selecção, há quantos anos não ganhamos nada e andamos sempre com desculpas e sempre, sempre a depender de outros. Será mais importante colocar no site que o jogador “X” “só” representa a Selecção se o Orlando Duarte continuar? Não estou a tirar de forma alguma mérito ao Seleccionador, mas é altura de colocar o lugar à disposição, mesmo entrando no outro dia, não se pode mostrar agarrado ao poder. Não podemos ser como o futebol de 11, e estar constantemente a elogiar os treinadores, que, no fim de contas, não conquistaram qualquer título.
Não podemos organizar um Europeu no nosso País, passar a imagem de que sabemos organizar uns torneios e depois deixar cair o Futsal. Está na hora de aprender com a organização dos campeonatos em Espanha, não é vergonha nenhuma.

A nossa selecção continua e continuará uma mentira – ninguém pede explicações, somos todos uns anormais que gastamos dinheiro para alimentar o know how de muita gente. Este mundial (Brasil) foi uma vergonha. A velha desculpa de sempre - “fomos roubados contra a Itália”; “não seguimos em frente porque dependíamos de outros” - não há maneira de seguirmos o exemplo, mais uma vez, dos nossos vizinhos? Estamos sempre a recordar o mundial da Guatemala onde ficámos num mero 3º lugar? Treta essa, que já tem oito anos Quando deixamos de ser vaidosos e passamos a ser mais humildes? Deixem-se de peneiras…

A nossa Federação é, e continua a ser uma mentira – O Presidente da Federação deu um voto de confiança ao Seleccionador. Será que viu algum jogo? Será que sabe algum resultado? Será que agora que o Futsal está a bater no fundo vai interessar-se? Será que a máquina organizadora vai mudar agora? Vamos ter na Federação um dos andares para o Futsal? Ou será que as receitas provenientes do Futsal não chegam para isso? Vamos esperar para ver. Já é tarde mas podemos sempre ir a tempo. Com a qualidade que temos, com mais divulgação e com escalamentos das transmissões televisivas mais transparentes e justas, acredito que possamos crescer como modalidade. Se o Futsal for modalidade Olímpica será que vamos andar com esta imagem? Ou só o “tal” futebol de praia é que pode ir aos Jogos Olímpicos?
Será que os jogos vão passar aos Sábados e Domingos de manhã ou vamos para a SIC radical? Parece que querem aumentar o contrato com uma proposta envenenada de mais um ano e este ano saímos de canal aberto. Tudo se espera neste mundo de mentira.

E os possíveis patrocinadores sabem que o Futsal é uma mentira, por causa de toda a mentira que estamos metidos – andamos a mandar e-mails para toda a gente e há pessoas que nem sabem o que é o Futsal. Há outras que sabem e não acreditam por causa de tudo que se passa. Principalmente da injustiça das transmissões, de quem dá e quem não dá na televisão. Não venham com a desculpa de necessitarmos dos grandes clubes, porque no Andebol e no Basquetebol os grandes nada têm haver com os grandes do Futebol de onze. Há dois anos a Fundação foi prejudicada (arbitragens e transmissões) pelo campeonato que fez, no ano passado foi o Belenenses sem esquecer o Freixieiro que também é um grande prejudicado desta modalidade.

Os grandes dirigentes – Muitos deles podiam fazer mais pelo Futsal, deixem-se de protagonismos, olhem para esta modalidade que está na recta final e que precisa que peguemos o touro pelos cornos. As equipas que estão ligadas aos grandes clubes já pensaram se um dia a Fundação, Freixieiro, Olival, Instituto, entre outros, desistissem da modalidade o que seria do Futsal? Iam jogar entre si? Por isso devem lutar de igual para igual sem esconder as armas dos restantes Clubes. Se não querem ser transparentes saiam e deixem o Futsal. Sem desrespeitar os outros colegas Presidentes, eu e o meu amigo Mário Brito, damos mais ao Futsal do que o Futsal nos dá a nós. O único apelo que posso deixar é, que devemos unir-nos se realmente pretendemos que o Futsal vá para a frente e que não caia mais. Devemos fazer reuniões transparentes, não é só ver a bola a rolar. Vou continuar com a minha equipa, ano após ano com objectivos, sempre diferentes, mas firmes, sempre a pensar nos miúdos, nos jovens, esses é que são os nossos verdadeiros objectivos - fazer Homens. Temos que deixar de ir ao Brasil, á China ou a qualquer outro lado, buscar jogadores, alguns dos quais que até não trazem nada a mais comparativamente com os muitos que temos cá e que merecem uma oportunidade. A ir buscar jogadores aos estrangeiro, que seja porque fazem a diferença e constituem mais valias para os Clubes e para o Campeonato, mas não ir buscar por buscar, temos cá melhores, o que é preciso é dar-lhes oportunidades.

O que vamos fazer?
Vamos deixar morrer o que nós tanto amamos?
Não passa de uma mera opinião de quem ama e quer o bem do futsal.
No próximo ano quero completar 30 anos e continuar a pensar fazer muitos mais, e nunca pensar que é o ultimo ano.

Sempre disponível;
José Antunes

Joseantunes.fundacao@gmail.com

Partilhar