A Escola Básica EB 2,3 de Caldas de Vizela inscreveu-se na iniciativa “ O Parlamento dos Jovens”.

O Parlamento dos Jovens é uma iniciativa institucional da Assembleia da República (AR), desenvolvida ao longo do ano lectivo com as escolas de todo o País que desejarem participar, culminando com duas Sessões Nacionais que se realizam anualmente na Assembleia da República.


Com esta iniciativa, a AR pretende:

Incentivar o interesse dos jovens pela participação cívica e política;
Sublinhar a importância da sua contribuição para a resolução de questões que afectam o seu presente e o futuro individual e colectivo, fazendo ouvir as suas propostas junto dos órgãos do poder político;
Dar a conhecer o significado do mandato parlamentar e o processo de decisão da Assembleia da República (AR), enquanto órgão representativo de todos os cidadãos portugueses;
Incentivar as capacidades de argumentação na defesa das ideias, com respeito pelos valores da tolerância e da formação da vontade da maioria.


O tema de discussão da sessão destinada aos alunos do 2º e 3º ciclos do ensino básico é Alimentação e Saúde. Pretende-se ouvir a opinião dos alunos e as suas propostas, para que todos possamos adoptar um estilo de vida mais saudável e contribuir para a melhoria do estado de saúde global.


A actividade comporta três fases:

1ª Fase: decorre até 23 de Janeiro de 2009 com a realização de acções na escola, para debater o tema, eleger os deputados à sessão Escolar, aprovar o Projecto de Recomendação da Escola e eleger os deputados à Sessão Distrital.
2ª Fase: decorre entre 2 e 24 de Março com a realização de uma sessão no distrito para possibilitar a todas as Escolas, que realizaram Sessões Escolares e cumpriram correctamente as acções definidas na 1ª fase, a participação numa Sessão Distrital, semelhante à Sessão Nacional do Parlamento dos Jovens, proporcionando aos deputados efectivos eleitos nas Escolas para esta Sessão a experiência dum debate parlamentar com a presença dum Deputado.
3ª Fase: decorre na Assembleia da República, nos dias 20 e 21 de Abril de 2009, com os deputados eleitos em cada distrito (máximo de 120), onde se aprova, após debate em Comissões e Plenário, a Recomendação final sobre o tema.


Para debater o tema proposto, a EB 2,3 de Caldas de Vizela organizou um debate especial, convidando para o efeito um Deputado da Assembleia da República.

Esse debate realiza-se no dia 24 de Novembro de 2008, pelas 15 horas, com a presença do Sr. Deputado Manuel Mota, do Grupo Parlamentar do PS, que foi indicado pela Equipa de Coordenação da AR.

Com os melhores cumprimentos.


O Coordenador da Actividade

Carlos Alberto Costa, prof.

Partilhar