É por demais evidente a falta do aspecto didáctico-educativo de alguns jornalistas do nosso burgo!



Peço que publiquem esta reflexão que fiz, a respeito de um artigo publicado no R.V. jornal, e que em minha, opinião urge reparar e esclarecer.


É por demais evidente a falta do aspecto didáctico-educativo de alguns jornalistas do nosso burgo!
Então não é que alguém escreve com letras garrafais, “Escola de Infias supera secundária em 100 Lugares.”
Ao ler isto pensamos, que boa escola, por um lado, que grande trabalho. Que porcaria de escola, poderemos também pensar, por outo.
De repente fico contente, porque um dos meus filhos frequenta a escola de Infias, mas o outro estuda na secundária.

Resolvi saber das coisas, e o que as coisas me dizem, é que afinal não é nada assim.
Vejamos:

Infias 55 provas – Secundária 319, só por aqui estava desarmado o referido titulo, como parece ser demasiado evidente. Nas médias, só em Físico-Química, Infias é superior e mesmo assim por apenas 0,1, nas outras disciplinas a secundária é melhor, e mais a secundária teve provas em duas disciplinas que em Infias não se realizaram.
Bem, poderia aqui analisar os dados das duas escolas, que os números iriam dizer que em média Infias é melhor que a secundária. Trabalho esse que o jornalista não fez, mas devia ter feito!

Como nestas coisas se um português comer um bife e outro não, a média diz que ambos comem meio bife, e foi isto que o jornalista não explicou, limitando-se a elogiar o meio bife que o tal outro português não comeu. Mesmo depois de o presidente da secundária ter afirmado que a sua escola forneceu mais 8 alunos ao cada vez mais exigente curso de medicina, este sim, em minha opinião um grande resultado, ou seja e voltando ao bife, 2,5% dos alunos da secundária estão a tirar o curso de medicina.
Mas como pai, parabéns a ambas as escolas.
Quanto ao resto, dias melhores, surgirão.

Rui Ferreira

Partilhar