Histórico Boavista regressa a Vizela em jogos oficiais


A última partida oficial entre estes dois clubes realizou-se há 42 anos. Foi no campo Agostinho de Lima, jogo que o Vizela venceu por 3-1 depois de ter perdido por 2-1 no Bessa. O jogo servia de apuramento do finalista da III Divisão Nacional. O Vizela foi à final e venceu o Tramagal em Aveiro conquistando o primeiro título nacional. O Boavista esteve ainda na festa de inauguração do Estádio do Vizela em 1989. Resultados à parte, o Boavista é um ilustre visitante.

(Nesta foto pode-se ver os dirigentes e jogadores vizelenses, com as famílias, a festejarem o título de campeão nacional em 1967. Entre eles está o capitão Silveira, Sérgio Capela, Domingos Pinheiro e seus filhos, entre eles o actual Presidente do FCV, Paulo Pinheiro (o jovem de camisa escura é José Pinheiro), Daniel Videira, Inácio Madureira, Chico Carvalho e outros...

JOGO MEMORÁVEL
Em 1967 o Campo Agostinho de Lima estava cheio como um ovo. Vizelenses e boavisteiros encontravam-se pela segunda vez num apuramento a duas mãos para a marcação de presença na final (norte/sul) que ditaria o campeão da III Divisão, época 1966/67.

A vitória do Vizela sobre o Boavista teria vários sabores, logo porque a equipa vizelense deu a volta a um resultado negativo (2-1) que trouxera do Estádio do Bessa.
No campo Agostinho de Lima, Chico Carvalho marcou o terceiro golo e muitos adeptos vizelense invadiram o campo de forma pacífica. Foi das vitórias mais importantes do historial do FC Vizela (clube com 70 anos).

O Boavista regressou a Vizela de forma gentil em 1989 depois de vários clubes, alguns até com mais obrigações do que o clube boavisteiro, terem dito que não tinham agenda para participar na inauguração do estádio vizelense.
Foi o Boavista, de Valentim Loureiro, que participou no jogo inaugural em dia de grande festa para as gentes de Vizela.
Este domingo, o Boavista, que militou mais de 40 anos na I Divisão/I Liga, tendo conquistado um título nacional, regressa a Vizela em jogos oficiais.
Um clube que merece o reconhecimento de todos os vizelenses.

Partilhar