Semana do Colégio Vizela na Finlândia


Alunos e professores do Colégio Vizela regressam da Finlâdia, de uma semana bem diferente, numa escola de Vihanti, com a companhia de colegas da Dinmarca, país que participa igualmente nesta iniciativa – Projecto Comenius.



As alunas ambientaram-se excepcionalmente bem às famílias que as receberam, aos novos amigos e colegas, bem como à nova escola. Estas jovens de treze anos dizem ter aproveitado para praticar o inglês, “no final da semana, até já pensávamos em Inglês!”. Puderam verificar costumes diferentes das suas famílias portuguesas, trocaram experiências e conhecimentos, provaram a gastronomia Finlandesa, experimentaram Sauna típica da região e puderam praticar Ski, divertindo-se sempre imenso. Tiveram estas alunas, ainda, a oportunidade de conhecer as cidades de Oulu e Helsíquia, estudando os seus pontos turísticos mais significativos.

Desta vez, o tema foi “A Matemática e a Arte”, tendo sido o último deste projecto. Integrado no Projecto Comenius (apoio da Comunidade Europeia), este projecto foi desenvolvido no Colégio Vizela nos últimos três anos com a finalidade de aproximar a matemática das necessidades do quotidiano. O Colégio Vizela está já a preparar a candidatura a outros projectos que, à semelhança deste, proporcionem o contacto com outras culturas, partilha de saberes e uma verdadeira aprendizagem significativa. CARLA BATISTA

Partilhar