Festas de S.João de Infias e Festas do Senhor das Cinco Chagas


Relato de Francisco Alberto Vilela Correia, Presidente da Comissão de Festas de Infias




Eu, Francisco Alberto Vilela Correia, como presidente da comissão de festas acima referidas, venho por este meio dar conhecimento do decorrer das festas, e desde já agradecia o favor de noticiarem as mesmas. Certo da vossa compreenção, desde já agradeço em nome da Comissão de Festas.


Festas de S. João de Infias dia 27/06/2009

Pelas 14 horas no campo de futebol do CCRRB, iniciou-se o grande torneio de Chincalhão, foram 80 o numero de participantes e a classificação final foi a seguinte:

Equipa nº34
1º Fernando Ferreira - Joaquim Guimarães

Equipa nº14
2º Carlos Freitas - Joao Mota

Equipa nº2
3º Fernando Pereira - Antonio Vaz

Equipa nº36
4º Salgado Vila Noava - Tozé Pina
Equipa nº17
5º Francisco Pinto - Carlos Faria Pinheiro
Equipa nº27
6º Fernando Alves - Hilario Peixoto
Equipa nº16
7º Francisco Neto - José Augusto
Equipa nº12
8º Nuno Soares - Antonio Salgado
----------------------------------------------------

Durante a tarde, o grupo de bombos percorreu algumas ruas da freguesia.

21h30m, grupo de bombos abre caminho até ao forum de espectacúlos,
seguindo-se o arruamento e prosterior actuação magnifica do Grupo Folclórico Stº. Eulália, antes de terminar a actuação a comissão de festas juntamente com os patrocinadores, Dª. Rosa e Sr. Ferreira, prestaram uma homenagem ao Grupo Folclórico Stº. Eulália pelos seus 25 Anos de existencia, colocando uma fita no estandarte.

22h45m, inico da actuação de Marta Lopes, uma jovem de 14 anos, mas com um talento fantastico para cantar, a sua actuação foi muito abrangente, cantou varios tipos de musicas, cativando assim publico a participar.

23h45m, o cabeça de cartaz e o mais aguardado, “Ti Maria da Peida”, um espectáculo humoristico que foi um sucesso total, fazendo com que o publico, rir-se, aplaudi-se, participar-se e talvez esquece-se um pouco os problemas que hoje existem, a chuva apareceu em força quase no final da actuação, mas mesmo assim não fez com que a maior parte das pessoas abandonassem o recinto, ainda antes de terminar o presidente da comissão foi prendado pela familia “Ti Maria da Peida”, recebendo uma peça pintada á mão, a qual é da região de Agueda, localidade dos artistas.

01h00m, Grande sessão de fogo de artificio e queimada das tradicionais vacas de fogo.

Os objectivos a que esta comissão se propôs, foram concretizados com sucesso, ou seja, mantiveram-se as tradicões, o grupo de bombos percurrendo as ruas, cascata de S. João, queimada das vacas de fogo.
Um cartaz de espectáculos abrangente e que chama-se muito publico, o forum de espectaculos do Cruzeiro estava repleto.
Tentar cumprir os horarios.
Honrar os contratos estabelecidos.
Manter um saldo financeiro positivo.


Agradecimentos da comissão das Festas de S. João de Infias

A todos os Infienses que colaboraram financeiramente de forma generosa.
A todos os Infienses que no anonimato ajudaram esta comissão.
A todos os patrocinadores.
As familias de todas as pessoas que faziam parte da comissão, pois foram preteridas em muitas situações pelas festas e por isso não lhe foi dada a devida atenção.

Em meu nome e como presidente desta comissão e da qual eu tenho muito orgulho em pertencer, quero agradecer a todos o vosso empenho e dedicação, pois se assim não fosse não seria possivel atingirmos os objectivos e é de salientar que esta comissão é mesmas que organiza as Festas do Senhor das Cinco Chagas, ou seja, o trabalho foi muito, mas com organização tornou-se mais facilitada a tarefa.


Agradecimentos e colaborações,

Camara Municipal de Vizela
Junta de Freguesia de Infias
Bombeiros Voluntarios de Vizela
Centro Cultural e Recreativo Raul Brandão
---

Festas em honra do Senhor das Cinco Chagas dia 28/06/2009


10h30m, missa em honra do Senhor das Cinco Chagas na igreja matriz, pois pelo facto de estar a chover, não foi possivel realizar missa campal no Cruzeiro.

17h30, peregrinação ao alto do alijo e prosterior pregação, de seguida volta até á igreja do Senhor das Cinco Chagas, onde foi dada a benção.

Cessão de fogo a encerrar as festas

Partilhar