A tristeza de ser português

Não, meus senhores, o futebol português não limpou por terem atirado o FC Vizela “para a sarjeta”. Muito pelo contrário e o tempo dará razão! JOÃO GONÇALVES


A tristeza de ser português


Hoje, uma vez mais, a frustração de ser português voltou ao de cima…

A sentença de descida do FC Vizela foi confirmada, num curto comunicado da FPF, a qual nem se deu ao trabalho de justificar.

Estas decisões continuam a servir os interesses da podridão do futebol português.

Presumo até que os argumentos apresentados pelo nosso clube terão sido tratados com uma indiferença verdadeiramente humilhante.


Estive presente na última Assembleia Geral do FC Vizela e bastou assistir à intervenção do senhor Manuel Marques, director deste site, para todos ficarmos completamente esclarecidos acerca do ambiente “obscuro” que envolveu esta e, certamente, muitas outras decisões na justiça portuguesa.

A defesa do FC Vizela até poderia ter a melhor sustentação possível, mas, desde logo, estaria condenada ao fracasso, uma vez que não há independência entre um e outro organismo jurisdicional desportivo, contrariamente à imagem que certos “colarinhos brancos” fazem passar ao povo.

O senhor Ricardo Costa deverá estar neste momento a regozijar-se pelo facto de, pelo menos desta vez, a sua decisão ter tido impacto, festejando a sua pseudo-ideia de que terá limpo o futebol.

Não, meus senhores, o futebol português não limpou por terem atirado o FC Vizela “para a sarjeta”. Muito pelo contrário e o tempo dará razão!


A vergonha, os tráficos de influências, os incumprimentos salariais, as assistências de 400/500 pessoas em estádios com capacidade para 30.000, serão uma constante…

E isto será tão certo como o cavamento do enorme fosso que separa e sempre separará Portugal da restante Europa, em termos de organização e de qualidade.

Agora convidem o Penafiel e o Carregado para ocuparem as vagas em aberto. A Liga certamente ganhará a qualidade que tanto ambiciona… (para quem não sabe, o CCD de Santa Eulália, que milita na distrital, terá em breve mais condições que o clube ribatejano…)


A honra do nosso clube não mergulhará nunca na “lama” do futebol português!

Por isso, faço um apelo sincero a todos os vizelenses para que apoiem ainda mais o nosso clube e que criem um ambiente severamente hostil a todos os adversários (clubes e árbitros) que encontraremos na competição, votada ao esquecimento pelo senhor Gilberto Madaíl!


A nossa maior e melhor resposta será em campo e muita gente pagará a ferida aberta no orgulho de todos nós!

Continuo a acreditar que Vizela ainda tem a RAÇA, a CHAMA, a FIRMEZA e o BAIRRISMO que tanto nos caracterizou no passado e que nos permitiu alcançar grandes feitos como a obtenção da autonomia administrativa!


Força Vizela!!!


João Gonçalves

Partilhar