Requalificação da EB 2,3 e criação da Academia de Música de Vizela

O primeiro, o acordo de colaboração para a requalificação da EB 2,3 de Vizela, celebrado entre a Câmara Municipal e a Direcção Regional de Educação do Norte, e que tem por objectivo a requalificação e substituição das actuais instalações da Escola, que já tem 37 anos de existência, sendo visível o estado de degradação do edifício daquele estabelecimento de ensino.


Na sua intervenção, o Presidente da Câmara Municipal de Vizela lembrou que se trata de “um estabelecimento de ensino por onde já passaram três gerações de vizelenses e que há muitos anos necessita de obras. Hoje, felizmente, damos um passo concreto para a requalificação daquela escola. Dentro em breve arrancam as obras e as nossas crianças e jovens poderão finalmente ter aulas em instalações condignas.”

O Secretário de Estado da Educação destacou a importância a concretização de protocolos entre o Governo e as autarquias, no sentido de tornar as obras mais céleres. Valter Lemos desafiou o Município de Vizela para que a obra comece o mais breve possível, com o objectivo de “criar condições para que o edifício cumpra o papel de uma escola de futuro”.

Nesta sua deslocação a Vizela, Valter Lemos homologou ainda a assinatura do protocolo de autorização provisória de funcionamento da Academia de Música de Vizela, que foi celebrado entre a Sociedade Filarmónica Vizelense e a Direcção Regional de Educação do Norte.

Neste protocolo, a Direcção Regional de Educação do Norte autoriza a Academia de Música de Vizela a ministrar cursos de ensino artístico especializado, na área da música, de nível básico. O protocolo estabelece ainda que a Academia de Música de Vizela deve efectuar protocolos com as Escolas Básicas do Concelho, de forma a garantir as condições que permitam a leccionação do curso básico de música em regime articulado.

A validade deste protocolo é provisória, válido por um ano, mas o objectivo é que o ensino da música, ministrado pela Academia de Música de Viela, passe a ser efectivo.
Arlindo Santos, vice-presidente da Sociedade Filarmónica Vizelense demonstrou a sua emoção: “É com enorme alegria que a todos saúdo, porque o faço num momento em que um sonho, que tem estado na alma de muitos dos nossos conterrâneos ao longo de muitos e longos anos, se torna finalmente realidade: a possibilidade de aprender e aprofundar estudos musicais numa escola oficial sedeada na nossa cidade.”
O Presidente da Câmara Municipal, Dinis Costa, disse ser “um dos dias mais felizes da minha vida de Autarca e de Vizelense”, destacando o apoio incondicional da Autarquia ao associativismo.

O Edil considerou que a entrada em funcionamento da Academia de Música de Vizela se traduz “num passo fundamental na construção de uma comunidade Vizelense mais evoluída, mais crítica e mais participativa.”
O Secretário de Estado da Educação destacou a colaboração entre governo, autarquias e associações locais, no sentido de “garantir a igualdade de oportunidades no acesso ao ensino da música” e contribuir para o “enriquecimento cultural dos alunos”.
Valter Lemos destacou ainda ao aumento de alunos a aprender música, que no ano lectivo 2007/08 era de 16 mil alunos, e no ano lectivo 2008/09, o número aumentou para 25 mil.

A cerimónia de assinatura dos protocolos foi abrilhantada com a interpretação de dois temas musicais por dois jovens músicos da Sociedade Filarmónica Vizelense, Sara Marques – Flauta, e José Manuel Ferreira – Piano.
No final da cerimónia, o Secretário de Estado da Educação fez uma visita às obras da Academia de Música de Vizela. Valter Lemos visitou ainda as actuais instalações da EB 2,3 de Vizela.


Partilhar