Bombeiros de Vizela nos funerais dos Bombeiros de Esposende

Seis elementos do Corpo Activo dos Bombeiros de Vizela e representantes da Direcção estarão hoje em Esposende onde às 15 horas se realiza, desde o quartel, os funerais dos bombeiros que morreram no domingo em Serzedo quando se dirigiam para um incêndio em Fafe. O Presidente dos Bombeiros de Esposende, Agostinho Teixeira (o segundo à direita na foto) é um grande amigo da Corporação de Vizela marcando presença há vários anos nas festas de aniversário da Real Associação. Os bombeiros estão de luto.


NOTICIA CORREIO DA MANHÃ29 Setembro 2009 - 00h30

Esposende: Tragédia deixa corporação de bombeiros em choque
“Foi na vez do colega e encontrou a morte”
"Ele era assim. Sempre disponível e pronto para ajudar. Foi na vez de um colega que tinha ido votar e encontrou a morte no caminho". São palavras de António Sousa, marcadas pela indescritível tristeza de quem acaba de perder um filho na flor da idade. Pedro Sousa, 21 anos, era bombeiro há 11 meses. Foi uma das três vítimas mortais do acidente de anteontem, na A7, em Serzedo, em que um autotanque ligeiro dos Bombeiros Voluntários de Esposende caiu numa ravina, com cinco homens a bordo, quando se deslocavam para prestar auxílio num incêndio em Fafe.


O presidente dos Bombeiros de Esposende, Agostinho Teixeira, confirmou ao CM que o desastre foi provocado pelo rebentamento de um pneu traseiro, do lado esquerdo. "O pneu rebentou e o camião entrou em despiste, acabando por cair do viaduto em que a A7 passa por cima da EN101, que liga Guimarães a Felgueiras", explicou.

Para além de Pedro Sousa, que residia na cidade de Esposende, morreu Paulo Lachado, de 44 anos, também residente em Esposende e que era o condutor da viatura; e José Pedro Torres, natural e residente na freguesia de Belinho.

"Ele era o braço da freguesia. Este moço não podia morrer, foi muito injusto", dizia ontem, lavada em lágrimas, Lurdes Cunha, amiga e vizinha da família Torres.

A tragédia deixou de luto e em choque aquela corporação – que nunca, na sua história quase centenária, tinha registado qualquer vítima mortal em serviço – e todo o concelho de Esposende, já que se tratava de pessoas muito conhecidas e respeitadas na zona.

"O Paulo era bombeiro de mérito, um condutor de pesados muito experiente e muito querido na corporação e na terra; o José Pedro era um operacional de enorme qualidade e sempre disponível, assim como o Pedro Sousa, apesar de este ser bastante mais novo", disse ao CM, profundamente comovido, Manuel Pinto, o segundo-comandante da corporação.

OUTROS CASOS

FUNERAIS HOJE

Está marcado para hoje, pelas 15h00, o funeral de Paulo Lachado, José Pedro Torres e Pedro Sousa. Sai do quartel dos BVE.

SEGUROS EM DIA

A corporação tem seguros em dia, pelo que as famílias, mulheres e pais, serão indemnizados.

Secundino Cunha

Partilhar