"Já se pode beber água da torneira"

"Um dia depois do alerta da Vimágua aconselhando a não beber a água da torneira, um novo comunicado lançado ontem levantou a restrição". (notícia JN-Liliana Costa, edição de hoje).


"As análises foram feitas e os resultados mostram que os parâmetros de qualidade estão correctos e a água está em condições para se beber. Em colaboração com a delegação de saúde pública podemos dizer que a partir de agora pode-se beber a água como até aqui", disse António Castro, presidente do conselho de administração da empresa intermunicipal Vimágua, que abastece os concelhos de Guimarães e Vizela.

O problema teve origem nas fortes chuvas que caíram no início da semana, que chegaram a provocar diversas inundações arrastando para o rio diversos detritos. Esta situação acabou por deixar a água turva e a Vimágua, apesar de desdramatizar os riscos no caso de consumo, entendeu pedir aos consumidores para não ingerirem a água da rede pública. "Para cozinhar, para banhos ou outros fins sempre esteve própria", recordou Castro. Os serviços técnicos da empresa Vimágua efectuaram a limpeza da água da rede pública que ficou toda afectada na sua extensão de mais de 1300 quilómetros, desde Prazins, Guimarães, onde está instalada a estação de captação de água para a rede, através do rio Ave.

Partilhar