Balanço do projecto “EFAcil Ler”


Desde Outubro de 2009, que a Biblioteca Municipal Fundação Jorge Antunes, com o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian, tem vindo a desenvolver com sucesso o projecto EFAcil Ler, cujo objectivo é aproximar os formandos dos cursos EFA de Vizela, aos livros e à leitura, incitando a sua vontade de aprender e reforçando a sua ligação à escola a que estão afectos.


Este projecto, que entrou em vigor em Setembro de 2009, tem vindo a ser desenvolvido não só pela Biblioteca Municipal como também pela Escola Secundária de Vizela - Centro de Novas Oportunidades Bráulio Caldas, a EB 2,3 de Vizela, a EB 2,3/S de Infias, o Centro Social e Paroquial de Santa Eulália, o ACIV e a Duodifusão.
As entidades envolvidas permitiram consolidar o projecto EFAcil Ler numa iniciativa de interesse, reconhecido pelos formandos, cuja franca adesão se tornou no maior incentivo à sua prossecução. No ano 2009/2010 foram cerca de 400 os alunos que participaram no projecto, em conjunto com 40 formadores, que haviam previamente recebido uma formação, de 30 horas, que incidiu sobre as estratégias a adoptar para a promoção do livro e da leitura.
A actividade fundamental da acção era cativar os formandos para a leitura na sala de aula e, para tal, foi-lhes dada a possibilidade de seleccionarem os livros a abordar. Entre as escolhas encontravam-se: O Diário de Anne Frank, O Carteiro de Pablo Neruda e O Meu Pé de Laranja Lima.
A divulgação dos trabalhos desenvolvidos através da leitura destas obras, que reflectem o notório progresso das competências dos formandos, será feita na Feira do Livro, que terá lugar no mês de Maio.
Para além da leitura em sala de aula, os alunos têm também a oportunidade de fazer uma visita à biblioteca e de frequentarem duas a três oficinas à sua escolha: oficina de pesquisa na internet, oficina de escrita criativa, oficina de poesia e oficina de contadores de histórias. Das 30 sessões já realizadas, a oficina de escrita criativa foi a que mais adesão registou.
Foram também promovidas 19 visitas à Biblioteca Municipal de modo a aprofundarem e debaterem temas ajustados ao projecto EFAcil Ler, nomeadamente a importância e a necessidade da leitura, a literacia vs iliteracia, organização e funcionamento da biblioteca, entre outros. Aos alunos foi também dada a oportunidade de se fazerem sócio da Biblioteca Municipal.
Dada a carga horária laboral e escolar, os formandos do curso EFA, envolvidos neste projecto, não dispõem de tempo livre para frequentar a Biblioteca Municipal, foi então criado o “Baú de Livros”, uma biblioteca itinerante que percorre, mensalmente, as instituições parceiras do projecto, facilitando assim o acesso ao livro e à leitura.
A criação de um Blog (http://www.efaciler.blogspot.com/) e de um Wikispace (http://efaciler.wikispaces.com/), fizeram também parte do projecto, de modo a facilitar a troca de ideias e dar visibilidade às actividades realizadas no projecto.

Partilhar