HISTÓRICO: Pela primeira vez uma Mulher no Comando dos Bombeiros de Vizela e no Distrito de Braga

Quando a advogada Ana Luísa Rocha Alves, 27 anos, receber este domingo (10h30) as insígnias de Adjunta-do-Comando dos Bombeiros Voluntários de Vizela ficará na história como a primeira mulher a fazer parte de um comando de Bombeiros não só de Vizela mas também do distrito de Braga. Paulo Oliveira tomará posse como Comandante e Adão Carvalho será o 2º Comandante da Real Associação dos Bombeiros Voluntários de Vizela.
.....Comandante........................2º Comandante..................Adjunta-Comando


Ana Luísa Alves é advogada com escritório em Vizela tendo entrado há sete anos para a Corporação Vizelense mais propriamente a 4 de Dezembro de 2007. Reside em Santa Eulália.
A sua nomeação para Adjunta-do-Comando, devido à sua imensa cooperação com o Corpo Activo vizelense, já poderia ter acontecido mais cedo por vontade expressa do anterior comandante, mas Rogério Caldas estava de saída e por isso deixou a Paulo Oliveira a porta-aberta para escolher os seus adjuntos. O novo Comandante também não teve dúvidas de que Ana Luísa Alves era a voluntária ideal para ocupar o cargo.

Esta é a primeira vez que uma mulher oficial de bombeira é nomeada para um posto de Comando na Real Associação e também no distrito de Braga.
A chamada de mulheres ao comando das corporações de Bombeiros não é muito frequente, mas há casos de corporações, sobretudo a sul, que já contam nos seus comandos com o sector feminino. Na corporação da Vidigueira-Alentejo, por exemplo, é uma mulher que está ao Comando.

Adão José Machado Carvalho (membro duma grande família de Bombeiros) é promovido a 2º Comandante (cargo que foi desempenhado por Paulo Oliveira no tempo em que Rogério Caldas era Comandante).
Adão Carvalho tem 45 anos de idade e é Bombeiro há 27 anos, desde 1983.
A tomada de posse do novo Comando (comandante incluído) acontece este domingo pelas 10h30 no quartel dos Bombeiros vizelenses.

N1ªMddV

Partilhar