Jovens do arciprestado Guimarães-Vizela reuniram

A Pastoral de Jovens do Arciprestado de Guimarães e Vizela realizou no passado sábado dia 13 de Março 2010 um encontro intitulado CaFé às nove&meia, que consistia numa tertúlia com o mote do XX Festival Guimarães a Cantar: “Todo o Homem é meu irmão”.



Tudo isto aconteceu no CAVIM – Centro Académico Vimaranense, com um número razoável de participantes, cerca de 60 jovens de todo o arciprestado Guimarães e Vizela.

A noite começou com um vídeo intitulado “Chicken a la Cart” facilmente encontrado no youtube, em que relata uma história chocante de jovens que facilmente desperdiçam comida, enquanto outros vão buscar essa comida ao lixo para alimentar seus filhos ( vídeo recomendado a ver).

Entre os jovens estiveram alguns convidados como Paula Oliveira (Directora da Fraterna - Centro Comunitário de Solidariedade e Integração Social, CIRL) e de Bernardino Silva (Coordenador da Região Norte da Oikos), em que falaram um pouco das suas experiencias e da realidade que se vive nesta região e também a nível nacional.

Foi uma noite longa onde se falou um pouco de tudo relacionado com a pobreza; desemprego, números de pobres, alcóol, toxicodependência, emigração e imigração, prostituição, gestão financeira familiar, sem-abrigo, etc…

Mil milhões de pobres em todo o mundo, 26 euros por mês ou até mesmo um eu por dia que pessoas sobrevivem em Portugal, 1200 famílias carenciadas só em Guimarães, imensos sem abrigo na cidade de braga e ainda a registar que esta região foi a mais fustigada com empresas falidas em 2009 e também recentemente o centro de emprego em Guimarães tinha inscritos 13 mil pessoas.

A má pratica da gestão financeira familiar também foi comentada, é preciso saber gerir o pouco que se ganha e não gastar o que não tem, é preciso saber gerir bem para combater a pobreza.

Existem imensos pedidos que são feitos a estas organizações, como pagar contas de luz, água, renda, empréstimos bancários, medicamentos.

A pobreza envergonhada é também a realidade, pois por vezes descobrimos que vizinhos nossos ou mesmo familiares necessitam de ajuda mas escondem-se por vergonha, mas todos nós devemos contribuir para combater isso, pois voluntariado não é só contribuir com esmolas, mas é também preciso falar e denunciar esses casos que conhecemos às instituições de cariz social.


A emigração e imigração, o tráfego de seres humanos, a prostituição, tudo isto não foi esquecido.

São muitos os que imigram para o nosso país e depois recorrem ás instituições para conseguir sobreviver ou voltar para seu país natal, sem esquecer os que vêem para serem explorados, principalmente na prostituição, e de alertar que é a juventude que cada vez mais pratica este método fácil para ganhar dinheiro e são também os jovens que cada vez mais procuram a prostituição.


A conversa foi alargada ainda para um responsável da cruz vermelha em que relatou também a sua experiencia, e sem esquecer que só em Guimarães existem 280 voluntarios da cruz vermelha.

As pessoas presentes também interviram com situações que já viveramou questionando os convidados.

O tempo foi curto para um tema tão interessante, pois a conversa terminou já passava da meia noite, mas os jovens presentes só não levaram mensagens para casa se não quiseram, porque foi muita das vezes dirigido palavras fortes para eles estarem atentos á vida e á realidade que poderão enfrentar futuramente.


De salientar também que durante as intervenções deste tema, esteve presente o grupo Acreditar para animar a noite musicalmente.

Sem esquecer que os jovens presentes aceitaram o desafio e todos eles levaram um bem alimentar, donativos estes que foram doados á Fraterna de Guimarães.

Nelson Leite
(coordenador da pastoral juvenil do arciprestado Guimarães e Vizela

Partilhar