Pinto da Costa terá recordado hoje Movimento que nasceu em Vizela para o levar à presidência do Porto há 28 anos


Faz hoje 28 anos que Pinto da Costa assumiu pela primeira vez a Presidência do FC Porto. O Movimento que lançou a sua candidatura nasceu em Vizela como o próprio reconheceu na sua última visita a Vizela. O Presidente do Futebol Clube do Porto prometeu que irá ser em Vizela o seu último acto público quando deixar o cargo. Veja o vídeo do Diário de Notícias (Para ver e ouvir clique aqui) com Pinto da Costa a discursar na Casa do Park e a garantir regressar a Vizela para o seu último acto público.


(NOTICIA JN)

Faz hoje 28 anos que Pinto da Costa tomou posse

NORBERTO A. LOPES

Faz hoje 28 anos que a história do F. C. Porto começou a mudar radicalmente. Pinto da Costa tomava posse como presidente a 23 de Abril de 1982, depois de ter sido eleito com 4573 votos. Em quase três décadas de liderança, só por duas vezes teve oposição nas urnas.

Em 28 anos de presidência, a obra feita está ao alcance de um simples olhar como bem personificam, só no futebol, os 17 títulos de campeão nacional, as duas Taças de Campeões Europeus, uma Supertaça Europeia, as duas Taças Intercontinentais e a Taça UEFA ganhas no reinado de Pinto da Costa, que colocou o F. C. Porto na rota internacional dos grandes nomes da Europa. Os êxitos desportivos reflectem o trabalho feito e dentro de uma filosofia capaz de renovar ambições a cada mandato que passa.

Talvez por isso, pela obra ser inatacável, só por duas vezes o líder teve oposição directa em actos eleitorais, ambas personificadas por Martins Soares, médico e empresário do Porto. Mas tanto em 1988 como em 1991, somou vitórias arrebatadoras, merecendo a confiança total da massa associativa. Os números falam por si: 10 196 votos contra 535, a 25 de Maio de 1988. E 79,85% dos votos contra 20,14%, a 25 de Maio de 1991. Dois triunfos inequívocos. Curiosamente, Pinto da Costa já tinha ido a votos sem adversário em 1982, depois de Afonso Pinto de Magalhães ter desistido da corrida eleitoral.

No próximo mês, haverá eleições no Dragão e o líder concorre sozinho para mais um mandato de três anos, ultrapassando a barreira das três décadas à frente dos destinos do clube. Ao cumprir 31 anos de presidência, estará muito perto de igualar a marca de Santiago Bernabéu, mítico timoneiro do Real Madrid, que esteve 35 anos no comando do emblema da capital espanhola.

Os objectivos até 2013 passam pela construção de um museu capaz de albergar os troféus conquistados ao longo da história e "que seja o mais visitado da cidade do Porto", como fez questão de dizer recentemente. Na génese dos alicerces da nova época, o presidente também já assumiu o desejo de levar a equipa a conquistar troféus internacionais. São essas as grandes metas de um homem que não se cansa de ganhar e renova objectivos a cada ano que passa.

NA SUA VISITA A VIZELA

Pinto da Costa falou na quinta-feira no salão da Casa do Park diante de 400 pessoas. Da sua intervenção, muito aplaudida, o DIARIO DE NOTICIAS, publicou um pequeno vídeo onde se pode confirmar a promessa do Presidente do Futebol Clube do Porto em terminar em Vizela a sua carreira de líder do Clube dos «dragões».

Para ver e ouvir clique aqui

Partilhar