SIC foi a Espanha ao local onde esteve rapaz de Vizela

A história do rapto do rapaz de Vizela mereceu hoje nova reportagem no Jornal da Noite apresentado pelo canal de TV SIC. A história começa a apresentar algumas contradições. Cabe à Policia Judiciária Portuguesa e espanhola investigar o caso que já originou várias detenções. VEJA O VIDEO


A REPORTAGEM SIC

Detidos 6 suspeitos de jovem sequestrado em Vizela

A polícia espanhola deteve seis pessoas, algumas portuguesas, suspeitas do sequestro de um rapaz de 15 anos da região de Vizela. O jovem foi aliciado através da internet para um encontro com uma mulher e acabou por ser levado para a zona de Ourense. Suspeita-se que o objectivo era a exploração laboral.

SIC

«Depois de quase uma semana ausente, o rapaz de 15 anos já regressou a casa. Pertencente a uma família numerosa de 7 irmãos, da zona de Vizela (Vilar), o jovem terá sido aliciado para um encontro através da Internet.
Na manhã do dia 12 saiu de casa, mas em vez de ir para a escola seguiu outro caminho. "Apanhou o comboio até ao Porto onde foi recebido pela mulher e uns senhores", disse o pai do rapaz de 15 anos.

Depois foi levado para Espanha. Atravessou a fronteira de Valença tendo como destino uma pequena aldeia a 5 quilómetros de Ourense.
Na localidade de Santa Mariña o jovem ficou instalado numa arrendada por um português que vive com uma mulher de nacionalidade espanhola. "Ele dizia que estava de férias com uns tios" disse uma vizinha.
Mas três dias depois da chegada do rapaz, a população da aldeia viria a ser surpreendida pelo aparato policial à porta do casal. O menor foi localizado por GPS através do telemóvel dos alegados sequestradores que utilizou para fazer uma chamada à mãe no dia em que chegou a Ourense. Nesse telefonema apenas lhe deram tempo de dizer que estava bem.

Os poucos vizinhos que se disponibilizaram falar também recusam admitir a possibilidade do menor ter sido alvo de maus tratos e de ser mantido em cativeiro, mas a versão que o jovem contou às autoridades e à família é bem diferente. O jovem queixou-se de ser alvo de maus tratos e ser obrigado a trabalhar.
As autoridades espanholas detiveram entretanto dois protugueses e uma espanhola suspeitos do sequestro do jovem de Vizela. Sobre os arguidos recaem também fortes suspeitas de envolvimento numa rede internacional de tráfico de seres humanos.

A população da aldeia, onde o casal residia há dois anos, nunca se apercebeu de nada. Consta-se inclusive que se dedicavam à compra e venda de sucata.
As investigações ainda não terminaram. Ontem mesmo a polícia espanhola fez três novas detenções. As autoridades suspeitam que os sequestradores do menor de Visela planeavam vendê-lo como mão-de-obra escrava pelo valor de 4 mil euros». SIC

----------------------

JORNAL ESPANHOL EL PAIS

Tres detenidos en Ourense por el secuestro de un menor
Tres personas de nacionalidad portuguesa han sido detenidas en la madrugada del viernes en Ourense vinculadas al secuestro de un menor, igualmente portugués, que ya ha sido liberado, según informó ayer la Subdelegación del Gobierno en Ourense. La desaparición fue denunciada el pasado miércoles en San João de Vizela (Norte de Portugal) y la policía no descarta que el caso tenga relación con el tráfico internacional de personas.



Partilhar