Feira do Livro de Vizela abre hoje na Praça da República

Por compromissos profissionais de última hora na TVI, onde é director de informação, Júlio Magalhães teve que cancelar a sua participação na Feira do livro de Vizela, estando prevista a sua vinda numa nova data. Assim, hoje pelas 21h30, terá lugar uma sessão de autógrafos com o escritor Mário Cláudio, “Prémio Pessoa 2004”.


A sétima edição da Feira do Livro de Vizela terá lugar na Praça da República, de 7 a 14 de Maio.
A abertura oficial do certame terá lugar hoje, sexta-feira, pelas 16.30h, com a apresentação do livro “A História da Aranha Leopoldina”, com a presença da escritora Ana Luísa Amaral.

Na Feira do Livro poderão encontrar uma grande diversidade de livros e editores. A Câmara Municipal pretende assim apostar no desenvolvimento da cultura vizelense, proporcionando uma actividade cultural diferente.
Esta acção tem também como objectivo incutir hábitos de leitura nas crianças e jovens, estimulando um envolvimento efectivo da população.
O programa do evento será composto por várias actividades diárias, como dança, música, dramatização, declamação de poemas, apresentação de livros tendo como principal interveniente a comunidade educativa e as demais instituições locais.
O horário de funcionamento da Feira do Livro será das 10h00 às 22h00.

BIOGRAFIA

Ficcionista, poeta, dramaturgo e ensaísta, Mário Cláudio, nascido no Porto, é formado em Direito pela Universidade de Coimbra, diplomado com o Curso de Bibliotecário-Arquivista, da Faculdade de Letras da mesma Universidade, e Master of Arts em Biblioteconomia e Ciências Documentais, pela Universidade de Londres. É autor de uma vasta e multifacetada obra que abarca a ficção, a poesia, a dramaturgia e o ensaio. As biografias romanceadas Amadeo (1984), Guilhermina (1986) e Rosa (1993), reunidas em 1993 num só volume, Trilogia da Mão, vieram incluir Mário Cláudio entre os maiores ficcionistas portugueses contemporâneos. Tocata para Dois Clarins (1992), As Batalhas do Caia (1995), O Pórtico da Glória (1997), Peregrinação de Barnabé das Índias (1998), Ursamaior (2000), Oríon (2003), Gémeos (2004), Camilo Broca (2006) e Boa Noite, Senhor Soares (2008) são alguns dos seus títulos mais conhecidos. As obras de Mário Cláudio, que desde 1992 são editadas pelas Publicações Dom Quixote, foram muitas vezes premiadas e encontram-se traduzidas em castelhano, francês, italiano e alemão. Mário Cláudio foi galardoado com o Prémio Pessoa em 2004 e, em 2008, foi agraciado com os prémios Vergílio Ferreira e Fernando Namora.



BIBLIOGRAFIA DE MÁRIO CLAUDIO



Tocata para Dois Clarins

Trilogia da Mão: Amadeo, Guilhermina, Rosa

Itinerários (contos)

As Batalhas do Caia

O Pórtico da Glória

Peregrinação de Barnabé das Índias

Ursamaior

O Anel de Basalto

Oríon

Noites de Anto / A Ilha do Oriente (teatro)

Henriqueta Emília da Conceição (teatro)

O Estranho Caso do Trapezista Azul (teatro)

Gémeos

Fotobiografia de António Nobre

Triunfo do Amor Português (Edição especial ilustrada por Rogério Ribeiro)

Camilo Broca

Guilhermina

Medeia (teatro)

Boa Noite, Senhor Soares


Partilhar