Sessão de esclarecimento sobre a flavescência dourada e a aplicação de pesticidas

A sessão terá lugar no próximo dia 23 de Junho, na Casa do Povo de Vizela, pelas 14h30.



A Delegação Regional do Ave do Ministério da Agricultura, do Desenvolvimento Rural e das Pescas, em colaboração com a Divisão de Controlo de Fitossanidade da Direcção regional de Agricultura e Pescas do Norte vão promover uma sessão de esclarecimento sobre a flavescência dourada e a aplicação de pesticidas.
A sessão terá lugar no próximo dia 23 de Junho, na Casa do Povo de Vizela, pelas 14.30h, com o seguinte programa:
- Flavescência Dourada, como identificar a doença e o seu vector. Medidas de Combate. – Eng. Guerner (Divisão de Controlo de Fitossanidade/DRAPN).
- A regulamentação na aplicação de pesticidas. – Eng. Jorge Costa (Divisão de Controlo de Fitossanidade/DRAPN).

Flavescência Dourada e aplicação de Pesticidas
A Flavescência dourada é uma doença muito grave das videiras, que pode dar origem a importantes quebras de produção e ao encurtamento da vida das vinhas, pois chega a matar as cepas se nada for feito para a combater.
A luta contra esta doença, que tem como vector ou transmissor natural um insecto do tipo cigarrinha, de nome Scaphoideus titanus, baseia-se nos tratamentos insecticidas contra este insecto e no arranque e destruição das videiras infectadas.
Pela legislação fítossanitária da Comunidade Europeia, já transposta para a legislação nacional através da Portaria n°976/2008, a luta contra esta doença e o seu vector é obrigatória.

A aplicação de pesticidas (ou produtos fitofarmacêuticos) está regulamentada por lei na Comunidade Europeia e, por transposição das directivas comunitárias, em Portugal.
O Decreto-Lei n.°173/2005 regulamenta a aplicação de pesticidas de uso profissional nas explorações agrícolas e florestais, estabelecendo também normas para o seu armazenamento nas referidas explorações, bem como para a gestão das embalagens vazias desses produtos. Por este diploma estabelece-se que quem aplica pesticidas nas explorações agrícolas e florestais, seja o próprio agricultor, seja um prestador de serviços, deve ter formação apropriada e um local de armazenamento adequado para este tipo de produtos.

O Decreto-Lei n.°101/2009 regulamenta a aplicação de pesticidas de uso não profissional em ambiente doméstico (hortas e jardins familiares e plantas de interior), definindo o tipo de produtos que podem ser aplicados nestas situações.

Partilhar