Alunos vizelenses em visita de estudo a Itália

O Clube «Abrir Horizontes» da Escola EB 2,3/S de Vizela proporcionou aos alunos, no final do ano lectivo, uma inesquecível visita de estudo a Itália. A visita teve a duração de sete dias, tendo participado um grupo de 48 alunos e 6 professores.


Com início no dia 7 e término no dia 13 de Julho, um grupo da escola, constituído por 54 pessoas, partiu, por volta das 6h30 da Escola supra-mencionada, rumo ao aeroporto de Lisboa, onde apanhou um voo directo para Roma. Nesta cidade permaneceram dois dias, no entanto do roteiro ainda fizeram parte as cidades de Florença, Pádua, Veneza, Verona e Milão. Os objectivos desta visita foram variados e diversificados, nomeadamente promover o contacto com diferentes civilizações e culturas; aprofundar o conhecimento da sua própria realidade sociocultural através do confronto com aspectos da cultura e da civilização de outros países; reforçar os laços afectivos do aluno com as línguas estrangeiras; desenvolver a capacidade de comunicação (oral e escrita); promover a partilha de saberes; aprender a valorizar e a compreender o valor das artes, nas várias culturas e sociedades; desenvolver uma consciência artística, em relação ao património de cada país; incrementar capacidades de observação e de crítica; contribuir para o enriquecimento cultural do aluno; motivar os alunos para a aprendizagem das línguas e culturas estrangeiras; favorecer a integração da escola nas várias culturas e civilizações; sociabilizar os alunos; promover valores como a entreajuda, a responsabilidade, a autonomia, a cooperação e o empenho.

Roteiro da viagem
No primeiro dia, as visitas, em Roma, decorreram, da parte da manhã, no Vaticano, tendo-se conhecido e percorrido a Praça e a Basílica de São Pedro, assim como o Museu do Vaticano e a Capela Sistina. Após o almoço, foi a vez de fazer um percurso pedestre pelas ruas de Roma, visitando a Fonte de Trevi (a fonte dos desejos), a Via Venetta, a Praça de Espanha (onde se realizam os desfiles de moda) e a lindíssima igreja que se encontra na parte superior, a Praça Navona com os artistas a dar mostras das suas obras e, a terminar o dia, o magnifico monumento a Vítor Emmanueli. No dia seguinte, o tour começou pela igreja de São Pedro acorrentado e terminou no Coliseu. Da parte da tarde, a hora era de despedida de terras romanas, pois o nosso próximo destino era Florença. Já no quarto dia de viagem, as visitas decorreram na capital do Renascimento: a Catedral de Santa Maria del Fiore (campanário de Giotto); o Baptistério com a sua fenomenal Porta do Paraíso; o Panteão onde se encontram os restos mortais de Michelangelo, Galileo Galilei, ...; a Ponte Vecchio; a Piazza della Signoria e a Piazza Michelangelo. Possuindo Itália uma imensidade cultural, há que prosseguir viagem. Assim, no quinto dia, a paragem foi em Veneza e a sua famosa Praça e Basílica de S. Marcos, a Ponte dos Suspiros e a de Rialto. Ao sexto dia, Pádua foi a cidade a conhecer, passando-se pela Basílica de Santo António. À tarde, a visita já decorreu em Verona, onde conhecemos a Varanda de Julieta, a Arena e a Piazza dei Signori. O último dia ficou reservado para a visita a Milão, onde conhecemos a Catedral com o mesmo nome da cidade, a Ópera Scala e as galerias Duomo.
Após o almoço, despedimo-nos de Itália. O voo de regresso chamava por nós. Obviamente que qualquer experiência deste tipo é para repetir, pois só assim se podem abrir horizontes.
Clube «Abrir Horizontes»

Foto do grupo de alunos e professores participantes, na Praça de Espanha (Roma)

Partilhar