Comemoração do 638.º Aniversário do Tratado de Tagilde


No passado dia 09 de Julho de 2010 (Sexta-feira), pelas 21h00, na Junta de Freguesia de Tagilde, tiveram início as Comemorações do 638.º Aniversário do Tratado de Tagilde, firmado em Tagilde em 1372, pelo Rei D. Fernando e os enviados do Duque de Lencastre. Esta actividade faz parte do Plano de Actividades da Junta de Freguesia de Tagilde, aprovado em Assembleia de Freguesia, em Dezembro de 2009.

A comemoração desta data histórica para Tagilde, começou com a abertura da exposição dos trabalhos das crianças da Associação de Pais e Encarregados de Educação da EB1/JI de Tagilde e dos alunos dos Cursos de Educação e Formação (CEF’s) do Centro Social e Paroquial de Barrosas Santa Eulália. Em seguida, teve lugar um arraial minhoto, animado pelo grupo “4 Mens e sua Banda”, que com a sua alegria e boa disposição alegraram toda a gente. O Salão Nobre da Junta de Freguesia, embora grande, foi pequeno para acolher as pessoas que aí ocorreram, querendo fazer parte destas comemorações.

As crianças quiseram fazer uma visita guiada aos pais pela exposição, explicando-lhes o significado do seu trabalho e toda a história do Tratado de Tagilde.
No dia 10 de Julho, pelas 10h30, no Salão Nobre da Junta de Freguesia de Tagilde, a historiadora Dra. Maria José Pacheco, contextualizou a época em que o Tratado foi assinado, caracterizando o Rei D. Fernando e o seu reinado e explicando o porquê da escolha desta tão pequena freguesia para a assinatura do tão importante pacto. Foi sem dúvida uma palestra muito interessante. Este evento contou com a presença do Sr. Presidente da Câmara Municipal de Vizela, dos seus Vereadores, do Sr. Manuel Campelos, entre outras pessoas ilustres convidadas. Foi depositada uma coroa de flores no monumento evocativo ao Tratado, sucedendo-se um verde de honra.
Este evento terá continuidade nos próximos anos, sendo que a Junta de Freguesia e a Câmara Municipal de Vizela, tudo farão para lhe dar destaque que este Tratado merece, tentando-o projectar a sua importância a nível do Concelho e até mesmo a nível nacional.

Partilhar