Abril é sinónimo de música no Centro Cultural Vila Flor, em Guimarães

Habituado a arrastar uma sólida legião de fãs, Pedro Abrunhosa apresenta no CCVF, no dia 16 de Abril, um espectáculo intimista ao qual deu o nome “Canções”.




Depois de um mês marcado pela dança, em Abril a música será a nota dominante da programação do Centro Cultural Vila Flor. Numa tentativa de projectar o mundo a partir do palco, e num cruzamento claro entre as produções nacional e planetária, a programação de Abril do CCVF arranca em terras lusas para apresentar um fadista da nova geração, Marco Rodrigues, um novo talento do fado que apresenta esta sexta-feira, dia 01 de Abril, às 22h00, o seu segundo álbum, “Tantas Lisboas”.

No sábado, embarca viagem até Brooklyn (EUA) de onde nos chega Taylor McFerrin. Filho do lendário Bobby, Taylor McFerrin já conquistou o seu próprio espaço e mérito artístico internacional. Passa pela primeira vez no CCVF para apresentar a mestria de criar sons urbanos a partir da manipulação de instrumentos e tecnologia. Um artista autêntico e verdadeiro one man show já recrutado por Flying Lotus para a sua editora Brainfeeder. Um talento em ascensão mundial para Guimarães comprovar este sábado, dia 02 de Abril, à meia-noite, no Café Concerto do CCVF.

Na semana seguinte, regressa ao panorama musical português através do PAD Showcase, nova plataforma de promoção de projectos maioritariamente sediados na região Minho. No dia 09, sobem ao palco, na mesma noite, dois projectos que constituem este colectivo de artistas: The Astroboy, um projecto pessoal de Luís Fernandes, mais conhecido como guitarrista e manipulador de electrónica dos peixe:avião; e Dear Telephone, um grupo que reúne Graciela Coelho, André Simão e Paulo Araújo (companheiros na longa viagem desde os The Astonishing Urbana Fall até aos La la la Ressonance) e Pedro Oliveira (ocasional cúmplice dessa viagem e baterista dos peixe:avião, Old Jerusalem, Green Machine ou Kafka).
Habituado a arrastar uma sólida legião de fãs, Pedro Abrunhosa apresenta no CCVF, no dia 16 de Abril, um espectáculo intimista ao qual deu o nome “Canções”. Numa digressão pelo país, em formato quinteto e num registo mais tranquilo, o artista portuense promete aquecer os serões de muitas cidades portuguesas, incluindo Guimarães. Mas para que Abril seja de facto uma mostra universal, ainda no dia 16, à meia-noite, o Centro Cultural Vila Flor recebe a singer/songwriter neo-zelandesa Flip Grater num concerto acústico assente na sua enorme prestação vocal. Flip Grater tem sido chamada, na Nova Zelândia, a "brunette Stevie Nicks", referência à vocalista dos Fleetwood Mac, cujo single "Careful" faz talvez lembrar. Mas outras críticas também mencionam Feist, Cat Power, e outros nomes. Certo é que Flip Grater é sobretudo única. As suas canções descrevem episódios das experiências da sua vida. Sem dúvida um mundo que nos apetece visitar.

A programação do CCVF prossegue no dia 23 com os norte-americanos Small Sur que, em Abril, visitam pela primeira vez Portugal, e regressa à Europa no dia 29, mais concretamente à Suécia, com os Bye Bye Bicycle, uma banda emergente em fulgurante e promissora ascensão.

Para além da música, no que às artes plásticas diz respeito, o final do mês de Abril é ainda marcado pela inauguração da próxima exposição do CCVF, uma mostra de trabalhos inéditos de desenho e instalação do artista Pedro Sousa Vieira. A exposição inaugura no dia 30 de Abril, ficando patente até ao dia 17 de Julho.

Os bilhetes para os concertos encontram-se à venda no Centro Cultural Vila Flor, nas lojas Fnac e no site www.ccvf.pt onde é possível consultar toda a programação.

Partilhar