Comunicado do BE de Vizela

"Vizela é uma Citta Slow e esquece os achados e vestígios arqueológicos que poderiam potenciar em termos turísticos o concelho de Vizela".



Aliás a Câmara Municipal de Vizela não faz parte da Rede de cidades Romanas do Atlântico o que potenciaria em termos turístico o nosso concelho mais do que aquela coisa do caracol. Desprezar o potencial arqueológico é o que esta Câmara Municipal de Vizela sabe fazer.

REDE DE CIDADES ROMANAS DO ATLÂNTICO:

Com origem numa proposta do Município de Irun (País Basco-Espanha), foi criada em 2009 a Rede de Cidades Romanas do Atlântico que tem a sua sede física e secretaria técnica instalada na “Agencia de Desarollo del Bidasoa, SA”, naquela cidade. A "Rede de Cidades Romanas do Atlântico" é uma rede que permitirá dar a conhecer o mundo romano a partir de uma perspectiva muito inovadora, os assentamentos ao longo do Atlântico, contribuindo para um melhor posicionamento turístico das nossas cidades. Esta rede pretende dinamizar as actividades culturais e os recursos existentes em cada território, bem como criar produtos e acções turísticas diferenciadas.

Explorar as oportunidades científicas, económicas e turísticas derivadas do valor histórico romano de cada um deles, valorizar a transcendência e a importância desse passado romano do ocidente europeu, o enorme atractivo e riqueza dos assentamentos ao longo da linha oceânica, em particular das cidades de Portugal, Espanha, Reino Unido e França, todas elas pertencentes ao Arco Atlântico.

Com uma imagem corporativa para promoção turística conjunta, a elaboração de ferramentas e materiais de divulgação, o desenvolvimento de acções de promoção turística das cidades a partir da perspectiva da identidade romana, a sensibilização das populações locais para o conhecimento mais profundo da sua envolvente patrimonial, e o estímulo a todo o tipo de actividades que ampliem a oferta histórica, cultural e gastronómica, de acordo com as particularidades de cada cidade, são pretensões assumidas por este grupo fundador.

Objectivos basilares:

Contribuir para a promoção do potencial turístico de todas as cidades através da Rede de Cidades Romanas do Atlântico; Potenciar a configuração de uma rede europeia de cidades romanas; Promover a imagem turística da rede, estando presentes em feiras nacionais e internacionais; Publicar e distribuir material promocional e turístico da Rede de Cidades Romanas do Atlântico; Estabelecer relações e intercâmbios com redes análogas, tanto nacionais, como internacionais; Iniciar e desenvolver acções relacionadas com o turismo, integradas dentro de qualquer iniciativa do programa europeu.

Actividades que se realizam:

Criação de uma imagem corporativa para promoção turística conjunta; Elaboração de ferramentas e material de promoção conjunta da Rede de Cidades Romanas do Atlântico; Acções de promoção turística das cidades a partir da perspectiva da sua identidade romana; Fomentar a colaboração e o intercâmbio de acções entre os recursos gestores do património romano das cidades, bem como o favorecer a colaboração na investigação histórica entre as cidades participantes; Sensibilizar as populações locais para o conhecimento em profundidade da sua envolvente e a formada pela Rede de Cidades Romanas do Atlântico, ajudando assim a valorizar os recursos turísticos romanos;

Estimular todo o tipo de actividades que ampliem a oferta histórica, cultural e gastronómica de acordo com as particularidades de cada cidade; Envolver os agentes turísticos privados das diferentes localidades da rede e criar vínculos entre eles com o objectivo de desenvolver novos produtos turísticos; Sensibilizar outras organizações estatais para a inclusão da identidade romana das cidades nas suas iniciativas de promoção turística; Organização de eventos, conferências, exposições, workshops,... ; Organização de Congressos e de Cursos.; Presença em feiras.; Desenvolvimento de produtos romanos de carácter turístico».
BE de Vizela



Partilhar