Atletas vizelenses na S. Silvestre de Lisboa

A quarta edição está prestes a chegar. A conferência de imprensa realizou-se terça-feira, dia 27. Para o último dia do ano, esperam-se muitos entusiastas da prática desportiva na praça dos Restauradores.


Dulce Félix, vencedora em 2009, Hermano Ferreira, que triunfou no ano passado, e Ricardo Ribas, segundo classificado na primeira edição, estiveram presentes na conferência de imprensa de lançamento da El Corte Inglés São Silvestre de Lisboa de 2011. Hugo Sousa, director da prova, e Vasco Pinto, do El Corte Inglés, acompanharam os três atletas que voltarão a competir nas ruas de Lisboa este ano.

Além deste trio, são esperadas as participações de outros atletas de elite nacionais. No sector feminino, realce para Salomé Rocha, Catarina Ribeiro, Daniela Cunha, Filomena Costa, Mónica Silva e Marta Martins. Em masculinos, destaque para José Ramos, vencedor em 2009 e segundo classificado no ano passado, Luís Feiteira, Emanuel Rolim, José Costa, Luís Mendes, Tiago Costa e Hélio Fumo.

Novos Percursos
A São Silvestre de Lisboa realiza-se a 31 de Dezembro e integra a corrida principal de 10 km e a prova mini, que este ano permite aos atletas desfrutarem mais tempo da capital, uma vez que a distância aumentou dos 3 para os 5 km.

A segunda novidade prende-se com o percurso. No ano passado, os atletas faziam o retorno junto ao Marquês de Pombal, em 2011 a corrida envolve a passagem pela Praça do Saldanha. Outra surpresa é o palco de partida e de chegada. Depois da Praça do Comércio, este ano é a Praça dos Restauradores a receber todos os participantes.

Outra novidade é igualmente a hora da partida. Em vez das 18h00 habituais, a organização antecipou para as 16h00, permitindo assim a todos que tenham tempo para prepararem e celebrarem a passagem de ano da melhor forma.

Partidas Diferenciadas
Na El Corte Inglés São Silvestre de Lisboa de 2011, as zonas de partida serão organizadas da seguinte forma:
• Elite A
• Elite B
• Sub 40 minutos
• Sub 50 minutos
• Sub 60 minutos
• +60 minutos
• Mini São Silvestre de Lisboa

Homens contra Mulheres
Pela terceira vez, realiza-se a iniciativa Homens contra Mulheres. Dulce Félix venceu em 2009, Jéssica Augusto ganhou no ano passado. Dois minutos e 37 segundos será a diferença entre a partida das mulheres e a dos homens em 2011. O tempo foi obtido pelos resultados obtidos na última edição, com Jéssica a completar os 10 km em 31m52s e Hermano Ferreira em 29m15s. Será que teremos um vencedor masculino este ano?

Na conferência de imprensa, Hermano Ferreira e Ricardo Ribas mostraram-se confiantes na vitória dos homens. Já a vice-campeã europeia de corta-mato, Dulce Félix, afirmou que “as mulheres vão dar o melhor e lutar até ao fim”.

Corrida da Pequenada
A São Silvestre da Pequenada destina-se aos mais pequenos e a organização preparou três percursos. Assim, os Bambis (crianças com 5 e 6 anos) correm 300 metros; para os Benjamins A (7 aos 9 anos), a distância é de 500 metros, enquanto os Benjamins B (10 e 11 anos) terão pela frente um percurso de 700 metros. Para todos, a partida e a chegada será na Praça dos Restauradores. A aventura começa pelas 15h15.

Este ano, Jéssica Augusto, campeã europeia de corta-mato de 2010, e João Pedro Silva, tricampeão europeu de triatlo de Sub 23, são os padrinhos da iniciativa que procura despertar o interesse para a importância da prática desportiva e da criação de hábitos saudáveis entre os mais novos. O valor das inscrições da corrida da pequenada reverte na totalidade para a Operação Nariz Vermelho.

Treinos em Monsanto
Seguindo a prática de anos anteriores, a organização preparou três sessões de treino em Monsanto, o grande pulmão da cidade que encanta pela beleza mas também pelo grau de dificuldade que apresenta. Mais de 400 pessoas aproveitaram esta iniciativa para treinar com profissionais e recolher dicas importantes para o treino diário. E nem mesmo a chuva impediu que muitos atletas marcassem presença…

Workshops no El Corte Inglés
A Corrida: Melhora através de disciplinas e técnicas essenciais. Esta foi a temática dos workshops gratuitos realizados no El Corte Inglés, nos dias 20 e 27 de Dezembro. As quatro acções, subordinadas aos seguintes temas: lesões na corrida; o equipamento; treino personalizado e os benefícios do pilates na corrida, suscitaram forte interesse, uma vez quer todas atingiram o número máximo de participações.

Vencedores da São Silvestre de Lisboa
• 2008 – Jéssica Augusto e Rui Pedro Silva
• 2009 – Dulce Félix e José Ramos
• 2010 – Jéssica Augusto e Hermano Ferreira

Partilhar