Morreu Renato Costa

Faleceu hoje Renato Costa (Chicória). Era o maior compositor de música ligeira de Vizela, foi director e ensaiador do Grupo Cénico Vizela a Cantar e fez parte da primeira Comissão de Festas de Vizela devendo-se em grande parte à sua pessoa o lançamento do cortejo Vizela dos Tempos Idos. Corpo chega às 20 horas de hoje à capela mortuária de S. Miguel das Caldas.
Funeral realiza-se amanhã, pelas 17 horas, em S. Miguel das Caldas.


O funeral deste professor de música ocorre amanhã (17 horas) em S. Miguel das Caldas indo de seguida a sepultar em Santa Eulália em jazigo da família da sua esposa.
Renato Costa, nascido a 2 de Junho de 1930, vivia em Santa Eulália na companhia da esposa e filho, passando nos últimos tempos por diversos problemas de saúde. A sua vida repartia-a entre a sua casa e o centro de dia do Casal do Telhado.


Renato Costa compôs diversas canções para inúmeros artistas, destacando-se o "Cuquinho da Ribeira" tema gravado em disco vinil por Maria Albina (Infias).
Mais recentemente o grupo Vizela a Cantar gravou um CD «Melodias de Vizela» com a maioria dos temas da autoria de Reanto Costa.
Recebeu diversas homenagens, destacando-se as promovidas pela Câmara Municipal de Vizela a 19 de Março de 2009 e pela Comissão de Festas de Vizela.
Era sobrinho do compositor vizelense, Joaquim da Costa Chicória.
A cultura vizelense ficou mais pobre.
Renato Antunes da Costa Campelos era casado com Maria da Conceição Faria Teixeira e pai de Renato Marcos Faria Teixeira Costa.
À família de Renato Costa o ddV apresenta sentidas condolências.

OUTRAS NOTÍCIAS DDV SOBRE RENATO COSTA
Johnny Abreu canta canções do vizelense Renato Costa
Concerto de Homenagem a Renato Costa
Johnny Abreu vai cantar temas do vizelense Renato Costa
Concerto de Homenagem a Renato Costa
Domingos Pinheiro, Armando Antunes, Costa Vieira e Renato Costa distinguidos no 19 de Março

A PALAVRA DOS LEITORES (geral@digitaldevizela.com)

HOMEM QUE JAMAIS ESQUECEREMOS
José Armando Branco (Presidente da Junta de S. Miguel)

Renato Costa é uma figura incontornável de Vizela, um homem bom que jamais esqueceremos. Vizela deve-lhe muito pelo que iremos tudo fazer para que o seu nome se perpetue na história de Vizela.
Sinto-me triste porque Vizela ficou mais pobre com a partida de um homem que encheu a nossa terra de alegria com as suas canções, as peças de teatro, as festas de Vizela, etc.».

Eduarda Teixeira
S. Renato..um grande homem, sempre ligado e preocupado que os jovens soubessem o mínimo de música....foram centenas que pela sua casa passaram...uns com mais gosto, outros sem nenhum, mas este SENHOR, transmitiu a todos a arte de gostar de música....Tive o grande prazer de trabalhar com ele nas suas festas de final de ano.....Paz à sua alma...
------------------------------------

Um grande homem. Senhor Renato, obrigado por tudo o que fez por Vizela.
Armindo Silva (Alemanha)
--------------------------------------------


Partilhar