José Pedro Marques apresenta novo livro esta sexta-feira

No dia 2 de Novembro (sexta-feira), será apresentado (mais) um livro de Pedro Marques no salão da Casa do Povo de Vizela. Desta vez, de poesia. Numa súmula de cerca de sessenta poemas, das mais de duas centenas escritos em longo de trinta anos, Pedro Marques revela neles uma alma contemplativa e de harmonia com a Natureza. Como inspiração, as situações mais diversas e controversas; das mais simples e inesperadas a outras arrancadas mesmo à dor ou a situações de inconformismo. Mas sempre com um Norte de Esperança; um Norte de Fé.




Nos seus poemas, Pedro Marques revela ainda a sua solidariedade com os desprotegidos da vida e da sorte. Tudo visto lá de cima enquanto “Pássaro do Infinito.

No percurso poético deste livro sob o título de “Horas de um tempo imperfeito”, Pedro Marques de um “stabat Mater” e do “Mendigo; do pássaro voando pela “Eesperança” ao “Sino da minha igreja”; de uma visita á primavera” e “à minha irmã árvore”; do “escrever”, “ainda o mar” e o “Outono”; da “saudação ao vento” e à “meditação” em “oração da manhã”; do “E tudo acabou”, ao “Ser poeta”, mesma na “Indiferença” ou em “navegador solitário”; “ouvindo o vento”, “viver, uma ilusão” em “folha morta”; até à “Catarsis” e princípio do fim”. Mas ainda, “vozes à distância” numa “vida em plano inclinado”; a “queda” e o andarilhar de “peregrino”; a “oração” em “meditação” pela “solidão”. Um pouco do muito do poeta diante de si mesmo, da Natureza e dos outros, nos poemas está traduzido.

«Ao leitor caberá, depois da apresentação do livro, fazer a sua apreciação e dizer uma palavra sobre o que achou da Obra, escrita em poesia livre, sem a preocupação da métrica, mas com rima e ritmo e música de linguagem na escolha e disposição das palavras de cada verso» - diz JPM.

A apresentação será eita no auditório da Casa do Povo de Vizela onde haverá declamações de poemas e intervalados por animação musical a cargo da associação coral “Laudate Dominum” fundada pelo poeta Pedro Marques, com acompanhamento de instrumentos de cordas e órgão. Também haverá lufgar ao fado.
Fará a apresentação do livro a Dra Conceição Lima, professora do ensino secundário e autora e locutora do programa “Hora da poesia” na Rádio Vizela.

Partilhar