Vizela e Caldas de Reis geminam-se a 19 de março

No âmbito da preparação da geminação com Caldas de Reis, o Presidente da Câmara Municipal de Vizela recebeu, no dia 15 de fevereiro, a visita do Alcalde de Caldas de Reis, Juan Manuel Rey.


 Na visita participou também o diretor do AECT - Galiza Norte de Portugal, João Lirón, a Vereadora da Autarquia Vizelense, Dora Gaspar, o professor da Academia de Música da Sociedade Filarmónica Vizelense, Hugo Folgar, que é natural de Caldas de Reis, e o Secretário Executivo da Comunidade Intermunicipal (CIM) do Ave, Manuel Sousa.

A geminação entre Vizela e Caldas de Reis será formalizada a 19 de março, aquando das comemorações do 15º aniversário do Município de Vizela.

Dinis Costa salientou as características que unem os dois municípios: “Sendo Caldas de Reis um Concelho termal e que comunga dos mesmos objetivos de crescimento que Vizela, fazia todo o sentido criar este laço afetivo entre os dois territórios vizinhos, para que juntos consigamos desenvolver o turismo, aproveitando o potencial dos recursos termais, a que juntamos o património natural, cultural e histórico dos dois municípios, onde se insere a gastronomia, um dos nossos maiores tesouros.”

Dinis Costa revelou, ainda, uma novidade de raiz cultural e religiosa que vai ligar, ainda mais, Caldas de Reis a Vizela: “Desde o século nono que milhões de peregrinos acorrem a Santiago de Compostela, através de percursos que ficaram conhecidos como “Os Caminhos de Santiago”. Embora para muitos seja desconhecido, a verdade é que Vizela entronca nessa rota campestre convertida num itinerário espiritual e cultural, sendo o início em Santa Eulália e a passagem em todo o Concelho, destacando-se o centro da Cidade. É essa passagem que pretendemos recuperar e dignificar, colocando Vizela como passagem obrigatória de peregrinos a caminho de Santiago!”



Caldas de Reis

Caldas de Reis é um município de Espanha, na província de Pontevedra, comunidade autónoma da Galiza.

À semelhança de Vizela, Caldas de Reis também é um concelho termal, com uma de área 68,50 km² e uma população de 10008 habitantes.

Partilhar