Vizela e CCD sem acordo sobre jogo com o FC Porto


Direcção do Futebol Clube de Vizela exige - por aluguer do seu estádio para o jogo da Taça de Portugal entre o CCD e o FC Porto - , à direcção do Santa Eulália 3.129 euros referentes aos 5 por cento da receita do jogo como estipula o regulamento da FPF.  O CCD não estava à espera desta reivindicação e havia-se comprometido a dar algum dinheiro ao Vizela mas este clube exige os 5%. O caso está encravado e, provavelmente, terá de ser resolvido pela FPF, considerando que neste momento já não há diálogo sobre o assunto entre as duas direções.


 CCD de Santa Eulália não aceita entregar este valor considerando que o FC Vizela não fez qualquer exigência antecipada quanto à importância a receber pelo aluguer do estádio no dia 20 de Outubro de 2012. O Santa Eulália mostra-se disposto a gratificar o FC Vizela, mas não na importância que o Clube Vizelense exige alegando que o FC Vizela nunca vincou desejar receber os 5% da receita.
Eduardo Guimarães confirma que o Presidente do CCD, Carlos Faria se prontificou a dar «qualquer coisa» ao Vizela pelas despesas causadas no estádio (água, luz, gás. limpeza, etc.), mas exige que o clube a que preside seja ressarcido da verba que é contemplada no regulamento da FPF: «Enquanto responsável máximo pela gestão do Clube não posso aceitar uma verba inferior aos 3 mil euros, sob o risco de amanhã os sócios me acusarem de ter lesado o Clube ao não exigir os respetivos 5% pela cedência do estádio que estipula o regulamento da FPF. Se o Santa Eulália tivesse ido jogar ao Dragão como se previu, não receberia praticamente nenhum dinheiro pois as despesas para abertura do estádio absorviam quase toda a receita. Assim, se nos der os 3 mil e poucos euros que temos direito ainda fica a lucrar 20 mil» - defende .
Eduardo Guimarães acrescenta que esta celeuma não teria acontecido se a FPF enviasse o cheque ao FC Vizela «mas enviou ao CCD e nesse valor estão os nossos 5 por cento».
JOGO RENDEU 62 MIL EUROS
A receita líquida do jogo CCD Santa Eulália-FC Porto foi de 62 mil euros (a SportTV pagou 50 mil euros pela transmissão e os restantes 12 mil são da venda de bilhetes) tendo a receita sido dividida em três partes: CCD (37.5%), FC Porto (37,5%) e FPF (25%.)
O CCD arrecadou 23 mil euros limpos com este jogo.  O Vizela já enviou uma carta registada exigindo a verba em causa e o assunto já chegou inlcuive ao conhecimento de Manuel Machado, presidente da Associação de Futebol de Braga.
O Regulamento das Provas Oficiais da Federação Portuguesa de Futebol, que pode ser consultado no site deste organismo (ver Provas Oficiais) estipula o seguinte:
CAPÍTULO III
ORGANIZAÇÃO FINANCEIRA
107 – DISPOSIÇÕES GERAIS
107.10 – Nos jogos disputados em campo cedido o Clube cedente tem direito a 5%
da receita do jogo, salvo se acordadas condições diferentes.
(redacção dada pelo Comunicado Oficial n.º 486 de 29.06.2012)
 
 

Partilhar